Notícia na íntegra
Prefeitura já promoveu mais de 1,3 milhão de ações de combate à dengue nos primeiros meses de 2025
A Prefeitura de São Paulo realizou 1.322.340 de ações de prevenção e conscientização contra a dengue nos primeiros meses de 2025. A capital promove rotineiramente atividades de combate à dengue e outras arboviroses por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e, nesta semana, os trabalhos foram intensificados em todas as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) com o “Carnaval sem Dengue”.
As Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) promovem ações integradas para o controle e prevenção da dengue, que incluem visitas domiciliares, nebulizações, eliminação de criadouros, aplicação de larvicidas em pontos estratégicos e ações educativas para a população. Foram mais de 150 mil bloqueios com nebulizações e mais de 270 mil criadouros de mosquito eliminados. A capital também conta com cinco drones dispersores de larvicida, que atuam em locais de difícil acesso e 209 veículos destinados ao combate à dengue.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as ações da campanha “Todos Contra a Dengue” incluem a divulgação da importância da eliminação de criadouros, orientações a respeito dos sintomas da dengue e o que fazer em caso de suspeita, além de rodas de conversa que orientam e respondem dúvidas da população.
Ao todo, já foram visitados mais de 570 mil imóveis em todas as regiões de São Paulo. Durante essas visitas, os agentes de saúde da capital orientam sobre formas de prevenção e eliminam focos do mosquito da dengue.
Ações intensificadas antes do Carnaval
A SMS, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), intensificou as ações de prevenção da dengue entre os dias 24 e 28 de fevereiro com o “Carnaval sem Dengue”. Estão sendo realizadas ações de conscientização e mobilização da população para a prevenção da dengue, com atividades em todas as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) da cidade.
As ações para o grande público contam com o desenvolvimento de atividades lúdicas sobre a prevenção de criadouros de mosquitos, além da exposição de kits de sinantrópicos e de equipamentos utilizados no combate à dengue em São Paulo. Na CRS Centro, as ações acontecem até sexta-feira (28), no Terminal de ônibus Parque Dom Pedro II. Na CRS Norte, haverá uma ação no Mercado Municipal do Tucuruvi, na quarta-feira (26) e, na CRS Sul, as equipes realizam atividades no Terminal Grajaú na quinta-feira (27).
Na CRS Oeste, as ações acontecem na quarta-feira (26), no Condomínio Reserva Raposo, e na CRS Sudeste, as ações acontecem no Parque da Mooca também na quarta-feira (26), e no Parque do Ibirapuera, na quinta-feira (27). Na CRS Leste as ações começam na quarta-feira (26), no Calçadão do Mercado Municipal de São Miguel, na quinta-feira (27) acontecem no Parque Nova Conquista e, na sexta-feira (28), no Bloco Copo Quebrado.
Além dessas ações em pontos de grande circulação da capital, o “Carnaval sem Dengue” intensifica ações da campanha Todos Contra a Dengue, que acontecem nas UBSs. Serão realizadas oficinas, e rodas de conversa para conscientização da população a respeito dos sintomas da doença, importância da procura por atendimento e da eliminação de criadouros. As equipes das Uvis intensificam as ações de controle do mosquito transmissor da dengue, com realização de bloqueios de criadouros e nebulizações. As ações de monitoramento e casa a casa também foram intensificadas nas áreas de maior vulnerabilidade.
Vacinação
Na capital, a vacina contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que residem ou estudam na capital, de acordo com definição feita pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema vacinal contra a dengue é realizado com a aplicação de duas doses do imunizante, sendo a segunda dose (D2) aplicada três meses após a aplicação da primeira dose (D1). Já foram recebidas 600 mil doses da vacina contra a dengue e, desde abril do ano passado, já foram aplicadas 279.290 D1 e 141.022 D2. A cobertura vacinal da D1 está em 41,63%, e da D2 em 21,02%. O objetivo é imunizar 90% do público elegível, estimado em cerca de 600 mil crianças e adolescentes, com o esquema vacinal completo.
Para garantir que a imunização chegue a este público, as UBSs também realizam busca ativa nos territórios, por meio de visitas domiciliares feitas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), atendimentos durante consultas, ações educativas e por ligações telefônicas, para sensibilizar sobre a importância da vacinação.
O trabalho tem o objetivo de conscientizar os pais sobre a importância de completar a vacinação. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, nas UBSs que são integradas às Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), no mesmo horário.
Para se vacinar, basta com que jovens e adolescentes dentro da faixa etária preconizada compareçam a uma unidade portando documento de identidade com foto, responsável legal maior de idade e comprovante de residência ou escolar.
A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk