Notícia na íntegra
Culinária Europeia sem sair de São Paulo: cardápio tradicional de países como Alemanha, Portugal e Itália com descontos especiais
A Prefeitura de São Paulo criou o Patrimônio à Mesa para juntar os mais antigos e clássicos estabelecimentos gastronômicos que cresceram com São Paulo, mas não perderam a cultura de seus fundadores, nascidos longe do continente americano, como a Alemanha, Portugal e Itália. Esses pontos são considerados históricos e chegaram a receber o Selo Valor Cultural do CONPRESP por seus legados na gastronomia da cidade, incentivando a economia de seus bairros e fortificando a pluralidade cultural que São Paulo é tão conhecida.
São Paulo tem muita história brasileira, mas também representa diversidade e em diversos bairros é possível encontrar um pouco da cultura de vários países, que vão desde a comida, até atrações artísticas e muito além da Liberdade e do Bom Retiro, que são conhecidos pela presença forte da cultura asiática.
Confira mais da programação de cada um dos estabelecimentos e, abaixo, a história dos restaurantes e bares que não esqueceram a tradição e hoje aproximam os clientes da cultura e culinária de seus países em São Paulo
Culinária tradicional alemã
Windhuk
O Restaurante Windhuk foi fundado em 1948 por ex-tripulantes do navio alemão Windhuk, que ficaram presos no campo de concentração de Guaratinguetá. O restaurante é ponto de reencontro para outros ex-tripulantes do navio e para a comunidade germânica no Brasil. É conhecido por seus pratos típicos da culinária alemã: o eisbein, o schnitzel e o strüdel de maçã.
Endereço: Alameda dos Arapanés 1400, São Paulo
Culinária tradicional portuguesa
Casa Santos
O Casa Santos foi fundado em 1946 por Joaquim dos Santos Fernandes, imigrante português de Viseu. No início, a Casa Santos era um comércio de secos e molhados, embora servisse refeições. Nos anos 1960, tornou-se restaurante. É célebre por seus bolinhos de bacalhau, feitos há mais de 60 anos com a mesma receita. Os clientes costumam assistir aos jogos de futebol tendo como acompanhamento os petiscos tradicionais. Hoje, a casa é administrada pela família Osório, que preserva a tradição portuguesa no bairro.
Endereço: Rua Conselheiro Dantas, 92, São Paulo.
Confeitaria Vera Cruz
A Confeitaria Vera Cruz foi fundada em 1924, por imigrantes da Ilha da Madeira, como uma casa de secos e molhados. Novos proprietários - portugueses, brasileiros e um espanhol - a adquiriram em 1944 e a transformaram em panificadora e confeitaria. Mantém-se como um negócio familiar, combinando a tradição da confeitaria ibérica com a modernização de suas instalações.
Endereço: Avenida Celso Garcia, 3784, São Paulo
Culinária tradicional italiana
Empório Roperto
A Cantina Roperto é uma das mais tradicionais da cidade, fundada em 1942 por Humberto Roperto, filho de imigrantes italianos. É a primeira cantina a se instalar na rua Treze de Maio, no Bexiga e mantém até hoje o tempero e o toque dos ancestrais calabreses, provenientes de Scigliano. A cantina está desde 1972 neste mesmo local.
Endereço: Rua Treze de Maio, 634, São Paulo.
Cantina C… que sabe
A Cantina C... que Sabe é uma das cantinas italianas mais antigas e tradicionais da cidade, com mais de 93 anos de história, tendo sido inaugurada em 1931, comandada pela família Stippe. Inicialmente chamado de “Mamma Rosa”, foi nomeado em 1940 de “Pepperoni”, até chegar ao nome atual, fruto de uma conversa de Roberto, atual proprietário, e sua esposa.
Endereço: Rua Rui Barbosa 192 - Bela Vista, São Paulo
Padaria Carillo
A Padaria Carillo é conhecida pelos pães italianos assados em um forno à lenha há mais de 100 anos. Foi inaugurada em 1912 pelo imigrante napolitano Raffaelle Carillo e passada de geração em geração, sendo comandada hoje pelos bisnetos Gabriel e Guilherme, padeiros e confeiteiros. Desde 2022, também são servidos pratos e pizzas napolitanas.
Endereço: Avenida Álvaro Ramos, 2071, São Paulo.
Restaurante Malandrino
O Restaurante Malandrino foi fundado em 1940 por Antônio Malandrino, originário de Santa Maria de Castellabate, Itália. Detentores da máquina italiana de massas frescas mais antiga do Brasil, ainda em funcionamento, o Malandrino é conhecido por seus pratos italianos, itens de rotisserie, de mercearia e por seus doces.
Endereço: Rua Capitão Macedo, 176, São Paulo
Gijo Lingüiça
A Casa Gijo Linguiça foi fundada em 1949, por Luiz Trozzi, conhecido como Gijo, de uma família de imigrantes italianos. A casa oferece mais de 20 tipos de linguiças em seu cardápio, preparadas artesanalmente e com base em receitas tradicionais.
Endereço: Rua Dr. Pinto Ferraz, 16 - Vila Mariana, São Paulo.
Bar do Vito
O Bar do Vito é um dos mais antigos bares e pontos de encontro de imigrantes do bairro e de São Paulo. Foi fundado em 1942 pelo imigrante lituano Vitautas Tunnelis, conhecido por Vito, apelido que dá nome ao bar. O cardápio combina a culinária brasileira com pratos da cozinha lituana, como o koshilenai e o virtiniai.
Endereço: Avenida Zelina, 851, São Paulo.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk