Notícia na íntegra
De motoboy consciente a socorrista, Marcelo conta como as ruas o ensinaram a proteger vidas no trânsito
Marcelo Veronez, de 52 anos, é socorrista do SAMU desde 2004 e, em 2023, passou a integrar a equipe responsável pela coordenação das Unidades Rápidas de Atendimento por Motociclista (URAMs). Atualmente, as URAMs contam com 160 profissionais de enfermagem em atividade, todos capacitados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU. Com sua expertise, Marcelo tem contribuído significativamente para o fortalecimento e a qualificação desse serviço, em operação desde 2010.
O profissional sempre usou a sabedoria das ruas para defender os direitos dos colegas motociclistas e promover a paz no trânsito. Sua consciência sobre a importância da prevenção de acidentes cresceu e virou poesia — que Marcelo transformou em rap. “Escolhi esse ritmo porque é uma música das periferias, de onde são os motoboys em São Paulo”, explica. “Motoqueiro sangue bom, anda, anda, e nunca bate. Anda até de viatura, mas não anda de resgate...” é um dos versos do CD independente que lançou em 1998, e que vendeu 19 mil unidades.
Quando prestou o concurso para o SAMU, ele já era conhecido na mídia por divulgar suas músicas na internet, tendo inclusive participado mais de uma vez do Programa do Jô. Sua trajetória e as histórias que viveu também foram retratadas no livro Coletivo Canal Motoboy, lançado em 2010 pela Editora Aeroplano, que vendeu 7.500 exemplares em seu lançamento e manteve presença nas redes sociais.
Desde 2015, Marcelo decidiu se dedicar exclusivamente ao serviço público, onde atua com empenho para oferecer o melhor atendimento aos paulistanos que necessitam de urgência e emergência. “Trabalho para que se salvem e respeitem as vidas das pessoas, porque, quando eu sair, esse será meu legado”, afirma.
Q+
Desde 2016, Marcelo também resgata animais em situação de rua. Ele cuida deles e busca encaminhá-los para adoção responsável. Os que não encontram um lar definitivo permanecem com ele.
GENTE.DOC
O boletim Saúde Mais Perto/Gente tem uma versão em vídeo publicada no canal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no YouTube. Saiba mais sobre Marcelo acessando o link.
Faixa Azul
Com alto índice de aprovação de motociclistas e motoristas, a cidade de São Paulo conta com 221,2 km de Faixa Azul, faixa preferencial para motos, distribuídos por 46 vias. Segundo levantamento realizado pela CET, trafegar nesse tipo de faixa é até 20 vezes mais seguro para motociclistas. Diariamente, mais de 500 mil condutores de moto são beneficiados em seus deslocamentos com essa medida.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk