Notícia na íntegra
Dia Nacional da Biblioteca: bibliotecas temáticas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa concedem nova proposta de consumo literário
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz um guia das 13 bibliotecas temáticas administradas pela pasta espalhadas pela cidade, com temas que desbravam desde romance policial, ficção fantástica e poesias a outras pautas e linguagens artísticas, com temas voltados à Ciência, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cultura Afro e Cinema, em comemoração ao Dia Nacional da Biblioteca, nesta quarta-feira (9).
As bibliotecas têm tanto livros, quanto DVDs, filmes e aparelhos para utilizar todos os materiais disponíveis, inclusive para pessoas com deficiência. Os locais também se tornam espaços culturais com programações especiais e realização de workshops, oficinas e eventos.
Atualmente, o Sistema Municipal de Bibliotecas (SMB) conta com 54 Bibliotecas Públicas de Bairro, Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, 15 Pontos de Leitura e 13 Bosques da Leitura. Além disso, a Biblioteca Mário de Andrade, as Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, a Biblioteca do Arquivo Histórico e as Bibliotecas dos CEUs também fazem parte do SMB.
Em 2024, mais de 1 milhão de pessoas foram atendidas entre as Bibliotecas Públicas, Pontos e Bosques de Leitura. Também somaram-se mais 500 mil empréstimos, 14.621 eventos culturais realizados e um acervo com mais de 2 milhões de exemplares.
Conheça mais sobre cada um dos equipamentos:
Biblioteca Paulo Setúbal - Temática em Literatura Policial
Em dezembro de 2012 a biblioteca Paulo Setúbal se tornou Temática em Literatura Policial e foi criada uma ambientação pelo escritório Rossi Barbosa Arquitetos Associados com imagens de investigadores nas estantes, baseado em referências ao universo dessa literatura.
Na última semana do mês, a Paulo Setúbal prepara duas atividades com classificação livre: “Danças Indígenas do alto Rio Negro”, no dia 25 de abril às 14h, e “Sarauzim”, no dia 29 de abril às 10h.
O Grupo de Artes Duroá Bayá apresenta “Danças Indígenas do alto Rio Negro”, com intuito de oferecer aos participantes um momento de encontro com a sua ancestralidade através dos movimentos de danças. Segundo eles, os passos foram ensinados por Yurupari, o Deus da música.
Já o Sarauzim, da Casa Poética, vai ser uma festa pensada nas crianças deixando o palco aberto e microfones à disposição para que elas possam ler, cantar, recitar, brincar e dançar de maneira espontânea e interativa.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 9h às 18h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Avenida Renata, 163 - Vila Formosa, ZL
Biblioteca Viriato Corrêa - Temática em Literatura Fantástica
Com pinturas realistas de paisagens e um homem escalando o telhado, a biblioteca tem um acervo de cerca de 3 mil livros, incluindo juvenil, infantil e quadrinhos (álbuns), e mais de 2 mil gibis, que pelo tema, atmosfera, situação, personagens ou linguagem, introduzem o leitor em um mundo diferente ao da percepção habitual.
As pessoas presentes no dia 11 de abril, às 15h, na biblioteca, vão participar de uma conversa intitulada “A Biblioteca da minha infância”, sobre suas infâncias e suas primeiras relações com os livros, com a leitura e a oralidade, com Penélope Martins, autora de literatura infantil e mediada por Giba Pedrosa. Também vão ouvir histórias em tons de humor, poesia e invenção.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana, ZS
Biblioteca Hans Christian Andersen - Temática em contos de fadas
A biblioteca já possuía um grande acervo infantil e, depois da implantação da temática em Contos de Fadas, adquiriu mais de 80 livros do tema, além de 78 unidades de DVDs de filmes infantis. Na sala com os livros de literatura infantil e de contos de fadas, as estantes têm o formato de um castelo medieval e um espaço acolhedor onde crianças podem escolher seus livros prediletos para ler ou emprestar.
Assim como na Biblioteca Viriato Corrêa, a atividade “A Biblioteca da minha infância” também chega para a Hans Christian Andersen no dia 16 de abril às 10h.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Avenida Celso Garcia, 4142 - Tatuapé, ZL
Biblioteca Alceu Amoroso Lima - temática em poesia
O acervo temático possui mais de 4 mil títulos, com destaque para poesia brasileira dos séculos 19 e 20, para poesia portuguesa e francesa. É possível encontrar também títulos de poesia norte-americana, grego-latina antiga, espanhola, italiana, latino-americana, japonesa, chinesa e russa, todas elas traduzidas para o português. Também tem livros relevantes de teoria poética, história e crítica literária, diversas antologias e títulos de poesia infantil.
A biblioteca foi selecionada para ser uma das Bibliotecas Temáticas do Sistema Municipal de Bibliotecas, então foi reformulada em 2006 e passou a contar com um andar exclusivo para o Núcleo Temático de Poesia, onde o público pode desfrutar do acervo de poesia num ambiente agradável para a leitura, cursos e oficinas. A biblioteca também está aberta para os poetas que desejem apresentar seus trabalhos.
E tem programação cultural na biblioteca Alceu Amoroso Lima no dia 24 de abril às 13h30. “Somos todos Chico Rei”, do Núcleo Preto de Artes Afro-diaspóricas, é uma peça que conta a vida de Chico Rei, o monarca africano que conquistou a sua liberdade e a de seus companheiros, através da aquisição de sua alforria com o ouro extraído das minas.
Funcionamento: Funciona de segunda à sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros, ZO
Biblioteca Roberto Santos - Temática em cinema
A biblioteca será reaberta ainda neste mês de abril, depois de cinco meses fechada para reforma, com uma programação especial. A Roberto Santos é a única biblioteca que conta com uma sala de cinema que também faz parte do circuito Spcine. São mais de 1200 livros sobre cinema, uma filmoteca com 1000 DVDs para serem assistidos no local e oito cabines com DVD e fone de ouvido.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Rua Cisplatina, 505 - Ipiranga, ZS
Biblioteca Mário Schenberg - Temática em Ciências
O centro de divulgação da cultura científica visa despertar a vocação científica nos jovens, especialmente os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com mais de 2600 obras disponíveis. O acervo é voltado às diversas áreas do conhecimento científico, incluindo as áreas das ciências exatas, ciências biológicas, ciências da saúde e ciências da terra. Além de livros, outros materiais de conteúdo científico compõem o acervo, tais como filmes, documentários e revistas.
No dia 26 de abril, há uma programação especial, às 11h, voltado ao público de primeira infância, sob o programa “Bebêletac”. Um encontro recheado de cantigas tradicionais brasileiras, canções autorais e contação de histórias, vão preencher o encontro, realizado pela Cia. Pé do Ouvido.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Rua Catão, 611 - Lapa, ZO
Biblioteca Belmonte - temática em Cultura Popular
A biblioteca conta com mais de 3 mil títulos sobre folclore, tradições populares brasileiras e história das culturas africana e afro-brasileira e desde 2003 vem reunindo um acervo específico de literatura de cordel, com cerca de 1850 títulos.
Como programação cultural, no dia 23 de abril, às 14h, na atividade "A Escuta do Corpo", o público vai participar de uma conversa com Jussara Miller, autora de livros de dança, bailarina e coreógrafa sobre a ampla experiência na Dança, em celebração ao Dia Internacional da Dança.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro, ZS
Biblioteca Cassiano Ricardo - Temática em Música
A biblioteca possui dois tipos de acervo de música: um impresso e outro sonoro. A parte impressa já tem mais de 3 mil títulos que foram selecionados seguindo a orientação do curador do núcleo, o compositor e professor universitário Walter Garcia. Nestes estão presentes o ensino musical, a prática e a pesquisa sobre a canção e a música popular-comercial, popular de tradição oral e a música de tradição erudita.
No acervo sonoro, tem quase 30 mil fonogramas gravados entre o começo do século 20 e meados dos anos 1960, do período chamado “época de ouro”, que abrange a fase embrionária do Rock no Brasil, Jovem Guarda e Bossa Nova. Entre as raridades do acervo estão composições de Pixinguinha e canções do início das carreiras de Elis Regina e Roberto Carlos. Há ainda uma pequena coleção de CDs e DVDs mais contemporâneos para consulta local.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Av. Celso Garcia, 4200 - Tatuapé, ZL
Biblioteca Cora Coralina - Temática Feminista
A biblioteca possui um acervo de obras feministas com mais de 1070 exemplares, que conta com a coleção de 355 livros de Rosângela Rigo, além de revistas e periódicos. Há também um acervo de filmes em formato de DVD, de gêneros diversificados, documentários e infantis que podem ser assistidos em cabines disponíveis todas às quartas-feiras no horário das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Como programação cultural no mês de abril, no dia 24 de abril às 10h, a atividade “A Escuta do Corpo” chega ao espaço, assim como na Biblioteca Belmonte.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 17h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 - Guaianases, ZL
Biblioteca Maria Firmina dos Reis | CFCCT - Temática em Direitos Humanos
A biblioteca possui cerca de 500 exemplares com temas de direitos humanos como direito da mulher, do idoso, da criança, declaração universal dos direitos humanos, aborto, ECA, violência urbana, discriminação racial, feminismo, homossexualismo, imigração, prisioneiros políticos, combate à corrupção e ditadura militar.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Avenida Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes, ZL
Biblioteca Raul Bopp - Temática em Meio Ambiente
A Biblioteca Raul Bopp possui um acervo especializado no tema de meio ambiente, que foi constituído com a curadoria do ambientalista Fábio Feldmann com mais de 2 mil livros, publicações e estudos, abordando assuntos como aquecimento global, desenvolvimento sustentável, Amazônia e preservação ambiental, entre outros.
Nesta quarta (9), no Dia Nacional da Biblioteca, a Raul Bopp recebeu a atividade “Pânico na Biblioteca”, de Arô Ribeiro; e enquanto na próxima quarta (16), recebe a intervenção “2.0 Requebrar” às 10h.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 9h às 18h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação, ZS
Biblioteca Paulo Duarte - Temática em Cultura Afro-Brasileira
A biblioteca tem mais de 2 mil livros no acervo temático de Cultura Afro-brasileira. Ela vai completar 25 anos no dia 12 de julho de 2020 e foi a primeira da rede a criar um núcleo de atividades destinadas à terceira idade, em 1985, organizando e arquivando todo o material recebido sobre o assunto.
Para abril, a Paulo Duarte recebe o “Vozes Periféricas: Sarau de Surdes” no dia 17 de abril, às 14h - sarau de poesia que luta por mais visibilidade à arte surda e promove a inclusão de diversas vozes, como a comunidade negra, feminista, LGBTQIAPN+, e de mães surdas, com as intérpretes de Libras participando de forma cênica e artística - e a intervenção “2.0 Requebrar” no dia 29 de abril, às 14h - o espaço cênico se converte em um vibrante cenário de celebração, onde a diversidade dos movimentos se entrelaça com as ricas sonoridades do funk. A performance exalta uma corporeidade vibrante, com movimentos cativantes que convidam o público a se perder e se redescobrir nesta experiência.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 9h às 18h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Rua Arsênio Tavollieri, 45 - Jabaquara, ZS
Biblioteca Prefeito Prestes Maia - Temática em Arquitetura e Urbanismo
Chamada de coleção Prestes Maia, o acervo possui mais de 12 mil obras de arquitetura, urbanismo, estética, história, literatura e outros assuntos, com edições raras e especiais em diversas línguas, revistas especializadas, folhetos, relatórios, plantas, medalhas, obras de arte e objetos pessoais de Francisco Prestes Maia, ex-prefeito de São Paulo. A biblioteca ainda tem um acervo braile e participa do projeto Ler para Crer, por meio do NADEVI (Núcleo de Apoio ao Deficiente Visual).
Amanhã (10), às 10h, a Prefeito Prestes Maia recebe a peça “Pânico na Biblioteca”, de Arô Ribeiro, que conta a história de dois irmãos que frequentam uma biblioteca, mas tem medo da bibliotecária. Na próxima quarta (16), a peça afrodiaspórica “Somos todos Chico Rei” chega às 14h.
Funcionamento: de segunda à sexta, das 9h às 18h e sábado das 10h às 14h
Endereço: Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro, ZS
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk