Notícia na íntegra

Quinta-feira, 13 de Junho de 2024 | Horário: 17:18
Compartilhe:

Eleições para o grupo de gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca acontecem neste sábado (16) e domingo (17)

Grupo tem como função definir as intervenções públicas prioritárias e fiscalizar a maneira como são investidos os recursos arrecadados

As eleições para o grupo de gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca (Oucab) acontecem neste sábado (16) e domingo (17), na Subprefeitura da Lapa. O Grupo tem como função definir as intervenções públicas prioritárias e fiscalizar a maneira como são investidos os recursos arrecadados. A legislação prevê que cada Operação Urbana tenha seu próprio conselho gestor, composto por membros do setor público e da sociedade civil.

Poderá votar qualquer pessoa maior de 18 anos, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto e com credenciamento prévio no site da eleição. Também é possível fazer esse credenciamento no próprio dia e local da votação por meio de ficha de inscrição. Baixe o formulário aqui para levá-lo preenchido ou preenchê-lo na hora.

Nos dois dias de votação, serão eleitos membros diferentes. No sábado serão escolhidos serão definidos os representantes (titular e suplente) do segmento “entidades profissionais, acadêmicas ou de pesquisa com atuação em questões urbanas e ambientais”. No domingo, será a vez dos representantes dos segmentos “moradores(as) ou trabalhadores(as) do perímetro da OUCAB” e “moradores(as) ou trabalhadores(as) do perímetro expandido”.

Para saber mais, clique aqui.

 

Entenda 

A Operação Urbana Água Branca abrange parte dos distritos da Água Branca, Perdizes, Pompéia e Barra Funda. Ela tem como objetivo promover o desenvolvimento da região de modo equilibrado.

Atualmente, esse território tem um padrão de ocupação e desenvolvimento marcado pela baixa densidade urbana e precariedade habitacional. De fácil acesso, essa região tem boa infraestrutura de transportes, privilegiada pelas proximidades das rodovias Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes e do terminal metro-rodo-ferroviário da Barra Funda e, portanto, potencial para uma transformação urbanística.

A Operação Urbana Água Branca foi instituída em 1995. De lá para cá, foram realizadas revisões da lei em 2013 e 2021. Ao longo de quase três décadas, a operação possibilitou a realização de obras como a Ponte Júlio de Mesquita Neto, o prolongamento parcial da Avenida Auro Soares de Moura Andrade (trecho entre o Viaduto Antártica e a Casa das Caldeiras) e a canalização dos córregos Água Preta e Sumaré.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn