Notícia na íntegra
Em ação inédita na Rede Municipal de Ensino, a cidade de São Paulo completa 50 escolas municipalizadas em 2025
A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, em uma ação inédita, firmaram convênio para municipalização de 50 escolas, sendo 25 em 2024 e 25 neste ano. A mudança totalizou em 25.830 novos estudantes na Rede Municipal que atende mais de 1 milhão de bebês, crianças, jovens e adultos em mais de 4 mil unidades educacionais. Na última terça-feira (7), a Prefeitura publicou o decreto nº 64.004 com as unidades escolares municipalizadas neste ano.
A municipalização faz parte da chamada descentralização das políticas públicas, movimento determinado pela Constituição de 1988, que reorganizou a prestação de serviços públicos entre os diversos níveis de governo. Tanto a Constituição como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) determinam que a atuação neste ciclo de ensino deve ser oferecida prioritariamente pelos municípios.
Em dezembro do último ano, a Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou, no Balanço da Municipalização realizado com gestores das escolas, os resultados de pesquisa realizada para avaliar a percepção da comunidade escolar acerca do processo de municipalização. O levantamento foi realizado em novembro utilizando a metodologia de questionários online com o segmento escolar e amostra randomizada através do canal 156 para os pais e responsáveis.
O objetivo foi monitorar o processo, identificar problemas potenciais e oportunidades de melhorias, além de aprimorar as ações de implementação, a tomada de decisões e enraizar a cultura da escuta ativa. O levantamento avaliou aspectos como serviços, atuação pedagógica, convivência, setor administrativo, estrutura e autoavaliação dos profissionais.
Os resultados foram divulgados considerando as porcentagens do total da amostra e a média das notas que variaram de 0 a 10 em cada um dos aspectos analisados. Com relação à percepção dos pais e responsáveis a média das notas está acima de 8; o Transporte Escolar Gratuito (TEG) alcançou a maior nota com 9,46; seguido do Material Escolar e Uniforme com 9,40. Em relação ao quesito limpeza e conservação do prédio, a média foi de 8,63. A alimentação escolar foi avaliada com média de 8,62.
Na avaliação dos estudantes todas as médias dos serviços alcançaram nota superior a 9, lideradas pelo uniforme escolar com média 9,34 e material escolar com 9,26. Com relação ao pedagógico, a aprendizagem oferecida pela unidade foi avaliada com média 9,34 e a qualidade do material didático com 8,86. Cerca de 97% dos estudantes também afirmam que se sentem amparados pela gestão escolar.
Para avaliar a percepção dos profissionais, participaram da amostra servidores da Rede Municipal e os concursados da Rede Estadual que optaram por ficar nas unidades. Mais de 96% dos professores da Rede Municipal concordam que as unidades possuem condições favoráveis para ministrarem as aulas, com relação aos professores do estado esse número atingiu 87,8%. Após um ano, 97% dos professores concordam totalmente ou em partes que se sentem motivados para continuarem dando aulas na Rede Municipal.
“Essa avaliação foi fundamental para planejarmos as ações para o próximo ano letivo. É a partir da escuta ativa de toda a comunidade escolar que vamos aprimorando constantemente a gestão democrática e participativa dessas unidades, visando sempre a garantia das aprendizagens das crianças e jovens. Neste ano são 25 novas unidades municipalizadas em um processo gradativo seguindo os princípios constitucionais”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
Ampliação da municipalização
São 25 novas escolas municipalizadas neste ano, garantindo todos os serviços ofertados pela Rede Municipal de Ensino como o Transporte Escolar Gratuito, Alimentação Escolar, disponibilização de créditos para compra material e uniforme escolar, materiais didáticos e repasses de verba por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF).
As unidades também seguirão o Currículo da Cidade, documento que norteia as aprendizagens essenciais para os estudantes da rede. O Currículo, alinhado às diretrizes nacionais, com orientações para o trabalho das Unidades Escolares quanto às atividades no dia-a-dia, levando em conta as especificidades de cada fase do desenvolvimento dos estudantes.
Os critérios para escolha das unidades escolares levam em conta as regiões que não possuem escolas municipais ou onde o atendimento é predominantemente da rede estadual, possibilitando a melhor organização das redes de educação e o atendimento na cidade. Já está em andamento o processo de municipalização, com orientações para os profissionais e diálogo com estudantes e comunidade escolar.
Confira a lista das escolas municipalizadas em 2024:
EMEF Professora Adalgiza Segurado da Silveira
EMEF A Hebraica
EMEF Artur Saboia
EMEF Professora Belkice Manhaes Reis
EMEF Professora Adalgisa Moreira Pires
EMEF Camilo Castelo Branco
EMEF Cassio da Costa Vidigal
EMEF Professor Cesar Yasigi
EMEF Professora Clarina Amaral Gurgel
EMEF Padre Giorgio Gagliani Caputo
EMEF Professor João Ernesto De Souza Campos
EMEF Jose Borges Andrade
EMEF Reverendo José Borges dos Santos Júnior
EMEF Professor José Carlos Dias
EMEF Professora Julieta Terlizzi Bindo
EMEF Professor Laerte Panighel
EMEF Professora Lina da Costa Couto
EMEF Professor Luiz Cintra do Prado
EMEF Manuel Borba Gato
EMEF Marechal Deodoro
EMEF Professora Maria Paula Marcondes Domingues
EMEF Orlando Silva
EMEF Professor Osmar Bastos Conceição
EMEF Professor Reynaldo Porchat
EMEF Virgínia Valéria Aparecida de Almeida Freitas
Confira as escolas municipalizadas em 2025
EMEF Professor Adolfino de Arruda Castanho
EMEF Arthur Guimarães
EMEF Professora Dalila de Andrade Costa
EMEF Professor Edson Luiz Ribeiro Luzia
EMEF Erasmo Braga
EMEF Professor Ernestino Lopes da Silva
EMEF Felícia de Rinaldis Franco
EMEF Fulvio Abramo
EMEF Professor Gerson de Moura Muzel
EMEF Professora Inês Brega Cordeiro
EMEF Jaime Cortesão
EMEF Desembargador José Cavalcanti Silva
EMEF Julio Maia
EMEF Dr. Lauro Celidônio Gomes Dos Reis
EMEF Luiza Marcelina Branca Chaib
EMEF Professora Luzia Godoy
EMEF Professora Maria José Barone Fernandes
EMEF Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha
EMEF Nipo Brasileira
EMEF Paulo Machado de Carvalho
EMEF Pio XII
EMEF Visconde de Taunay
EMEF Thomaz Rodrigues Alckmin
EMEF Professor Valentim Carra
EMEF Walter Belian
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk