Notícia na íntegra
Em formato híbrido, Observatório da Gastronomia realiza a 2ª Reunião de Governança em 2024
Nesta terça-feira, 21 de maio, o Observatório da Gastronomia, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), realizou a 2ª Reunião de Governança do em 2024. O encontro ocorreu de forma híbrida, sendo a versão presencial na sede do Projeto Casulo, da Liga Solidária. As reuniões são uma oportunidade para apresentar os resultados das ações já realizadas e em andamento, assim como as propostas para a segunda metade do ano.
“O Observatório da Gastronomia é um espaço democrático de discussão e construção coletiva entre poder público, setor privado e terceiro setor. Assim, as políticas públicas são construídas com maior assertividade, pois atende as dores, dificuldades e oportunidades do setor”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
O encontro abriu espaço para o diálogo entre os participantes, que puderam sugerir temas e demandas do setor, como mão de obra qualificada, participação de empreendedores em eventos, gastronomia social, promoção do turismo gastronômico e muito mais. Em seguida, as responsáveis pelo Observatório da Gastronomia, Guta Chaves e Lucia Verginelli, apresentaram um balanço das iniciativas que o colegiado apoiou no primeiro semestre do ano, como a participação na Fruit Attraction 2024 - que contou com o espaço Cooking Show, com programação de aulas de cozinha e de coquetelaria e com o estande da Coordenadora de Agricultura, numa ação conjunta -, além das ações que a SMDET realiza constantemente, como o programa Cozinha Escola.
Também foi pauta do encontro o projeto Identidade Gastronômica Paulistana, realizado em cooperação entre Observatório da Gastronomia e Universidade Anhembi Morumbi, com o apoio das entidades Abrase (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes)l, ANR (associação Nacional de Restaurantes), ABGJ (Associação Brasileira da Gastronomia Japonesa), Aregala (Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas e do Mundo), ABC (Associação Brasileira dos Coreanos), CCCB (Centro Cultural Coreano no Brasil) e CONSCRE (Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras. Também foi anunciada a segunda edição do Prêmio Gastronomia Social Paulistana, que em breve terá mais detalhes divulgados.
Novos membros foram apresentados ao colegiado durante o evento: representantes da Associação El Pallet, da Cozinha Solidária da Shalom e da Startup Afroturismo Hub.
Ao término da reunião, os participantes puderam visitar as dependências do Projeto Casulo e sua estrutura. O evento também contou com um coffee break, preparado pelo chef Carlos Santos, da Liga, baseado no aproveitamento integral dos alimentos.
Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia da Cidade de São Paulo trabalha em estreita colaboração com todos os segmentos da cadeia do alimento, visando fortalecer aspectos como economia, cultura, segurança alimentar, turismo gastronômico e sustentabilidade.
O colegiado estabelece parcerias em diversos níveis e busca posicionar São Paulo como uma capital global da gastronomia, utilizando comitês temáticos para gerar soluções relevante e inovadoras, sendo eles: Comitê de Imagem e Patrimônio Gastronômico de São Paulo; Comitê de Gastronomia Social; Comitê de Qualificação Profissional e Comitê de Comida de Rua. Participam órgãos e instituições municipais, associações, cooperativas, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição, comida de rua e produtores agrícolas.
Entre as realizações do Observatório da Gastronomia constam o projeto Identidade Gastronômica Paulistana e o Prêmio de Gastronomia Social, cuja primeira edição aconteceu em 2023.
Projeto Casulo
O Casulo é uma organização da sociedade civil (OSC) que atua com crianças, adolescentes, jovens e famílias das comunidades do Real Parque e Jardim Panorama, oferecendo atividades socioeducativas, culturais, de educação para o trabalho e interação comunitária. O Casulo oferece três programas sociais: Centro para Crianças e Adolescentes (CCA); Olhando além (Programa de Educação para o Trabalho); e Interação. Além disso, o Casulo abre suas portas para a comunidade do Real Parque fazer uso do espaço.
Liga Solidária
O projeto está integrado à entidade Liga Solidária desde 2019. A Liga Solidária, fundada em 1923 como Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos. A Liga atua em quatro eixos (Educação de Qualidade, Inclusão Produtiva, Vínculos Comunitários e Envelhecimento Ativo), cujos programas beneficiam cerca de 13 mil crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade, na capital paulista.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk