Notícia na íntegra
Equipes da Prefeitura de São Paulo já resgataram mais de 250 pessoas e 100 animais vítimas das chuvas no RS
As equipes de ajuda humanitária enviadas pela Prefeitura de São Paulo ao Rio Grande do Sul resgataram mais de 250 pessoas e 100 animais, entre cães, gatos, aves e um coelho, desde que chegaram ao Estado gaúcho. A gestão municipal enviou dois comboios com profissionais especializados e ajuda humanitária, nos dias 6 e 11 de maio, além de montar um hospital veterinário de campanha na cidade de Canoas no último domingo (12) para realizar procedimentos como cirurgias e exames de imagens e de laboratório nos animais resgatados.
“A notícia boa é que a primeira cirurgia foi realizada ontem à noite, é uma cadela, que tinha uma piometria, que é uma infeção uterina. Essa cirurgia foi bem-sucedida", explicou o secretário-executivo do gabinete do prefeito, Fábio Lepique. Na tarde desta terça (14), mais um animal passou por cirurgia.
A capacidade de atendimento do hospital de campanha é para pelo menos 100 animais por dia e 8 cirurgias diárias.
De acordo com o secretário, a tendência é de que o número de pessoas resgatadas diminua nos próximos dias porque restaram poucos moradores. “Mas ainda tem muitos animais perdidos ou ilhados.”
Todos cerca de 2,5 mil animais já resgatados e que estão em um abrigo de Canoas terão um microchip implantado sob a pele para facilitar a identificação de seus tutores por meio de um site criado pela Prefeitura de São Paulo. Leia mais aqui.
Os animais serão vacinados, vermifugados e microchipados por uma equipe de sete veterinários da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Além deles, irão participar dois auxiliares administrativos e a coordenadora da Cosap, Analy Xavier. Cerca de 150 voluntários de várias regiões também auxiliam nos trabalhos.
“A ideia é criar um banco com dados desses animais e tentarmos atualizar em tempo real com foto, número do microchip, localização, situação clínica e outras informações adicionais como cor do pelo, manchas e características que possam auxiliar o tutor a reencontrar o seu pet”, explica Analy.
A Prefeitura enviou para o Rio Grande do Sul equipes da Guarda Civil Metropolitana, da Guarda Civil Ambiental, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde, além de ambulâncias anfíbias, viaturas com tração nas quatro rodas, guinchos, motosseras, drones, motos aquáticas e diversos insumos para ajudar a população daquela região. Veja mais aqui.
Resgate complexo
Uma equipe de agentes da Guarda Civil Metropolitana, durante patrulhamento e buscas na região de Eldorado do Sul, na Grande Porto Alegre, fez um resgate bastante complexo, após passar por uma casa totalmente alagada e ouvir latidos fortes.
Os guardas apitaram para chamar a atenção de possíveis moradores, mas, como não houve resposta, resolveram entrar na habitação, onde encontraram um cachorro de grande porte, bastante agitado e agressivo. Para retirá-lo da casa alagada com segurança, os agentes o sedaram, o colocaram em um saco especial para salvamento e o carregaram até o barco da GCM, onde já estava um outro cachorro que haviam resgatado. Os animais foram levados para um centro veterinário em Porto Alegre.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk