Notícia na íntegra
Ex-titular da Educação de Curitiba assume Secretaria Executiva Pedagógica com missão de melhorar ensino nas escolas municipais
O prefeito Ricardo Nunes nomeou a pedagoga Maria Silvia Bacila, ex-secretária de Educação de Curitiba, para a Secretaria Executiva Pedagógica da Secretaria de Educação de São Paulo. Maria Silvia tem a missão de aprimorar o ensino na cidade para alcançar melhores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que mede a qualidade do ensino no Brasil e é calculado a partir de dados do Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil.
Conforme assumido em sua campanha para a Prefeitura, Ricardo Nunes planeja iniciar o projeto em 50 escolas com os piores índices no Ideb para transformar a realidade dessas unidades. A Prefeitura pretende repetir nas escolas o que já vem acontecendo no Liceu Sagrado Coração, unidade conveniada à administração municipal e que teve notas acima da média das escolas municipais sem a parceria. A Prefeitura firmou um convênio com a instituição em agosto de 2022, quando a direção do Liceu anunciou seu fechamento, e o prefeito propôs abrir uma escola municipal no local para ser gerida pelos padres da escola.
Na Prova SP do ano passado, o Liceu esteve acima das unidades municipais em todas as séries do 2º ao 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Enquanto o 2º ano da rede municipal tirou 142,3 em língua portuguesa, a média do Liceu ficou em 152; já em matemática, as escolas municipais tiraram 136,7 e o Liceu, com 156,9. No 5º ano, as escolas municipais tiraram 185,9 em língua portuguesa e a nota do Liceu ficou em 209,9. Em matemática, a média foi de 187,6 na rede, enquanto a do Liceu foi de 193.
Com Maria Silvia Bacila à frente da Secretaria de Educação de Curitiba, a cidade se destacou em vários índices educacionais nos últimos anos, em especial na recuperação da qualidade do ensino após a pandemia.
No ano passado, Curitiba subiu da quarta para a terceira colocação entre as capitais no Ideb dos anos iniciais do Fundamental.
Além disso, Curitiba está no topo do ranking nacional como a capital com menor taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental da rede municipal pública de ensino. Curitiba fechou com percentual de 2,3%, de acordo com dados divulgados no fim do ano passado. A segunda colocada, Palmas (Tocantins), registrou 4,2%. A terceira, Cuiabá (Mato Grosso), 5,1%.
Maria Silvia Bacila tem graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestrado (1998) e Doutorado em Educação (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Psicopedagogia (PUCPR) e Psicomotricidade Relacional (CIAR/FAPPR).
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk