Notícia na íntegra

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025 | Horário: 12:11
Compartilhe:

Faixa Azul completa três anos e Prefeitura ativa mais 3 km de sinalização na Avenida das Nações Unidas

Número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com sinalização teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito

Na semana em que a Faixa Azul completa três anos e a cidade celebra 471 anos, a Prefeitura de São Paulo ativou nesta quarta-feira (22) mais 3 km de sinalização na Avenida das Nações Unidas. Dessa forma, a cidade alcança 215,2 km de Faixa Azul em 46 vias, proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais. Veja aqui as atrações preparadas pela Prefeitura para o aniversário de São Paulo.

O trecho que ganhou o novo espaço preferencial para motos fica na Avenida das Nações Unidas, a partir da Rua Professor Campos de Oliveira até próximo da Avenida Interlagos, onde já há continuidade da Faixa Azul na Avenida Miguel Yunes. Estes 3 km são os primeiros dos 200 km que deverão ser implantados até 2028.

“Vamos continuar ampliando as faixas pela cidade. A próxima será na Avenida do Estado, depois na Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores e, em seguida, a Avenida Roberto Marinho, que só depende do alinhamento com as obras do Metrô que estão acontecendo lá, para ampliarmos essas áreas que, comprovadamente, salvam muitas vidas”, destacou o prefeito Ricardo Nunes apontando que o número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com sinalização teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024.

Para dar prosseguimento no cumprimento do objetivo, a Prefeitura de São Paulo vai encaminhar à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) pedido de autorização para implantação de mais 40 km de Faixa Azul na capital paulista. O novo pedido de autorização se soma a outros 40 km já solicitados em julho de 2024.

“A gente vem defendendo junto ao Governo Federal a ampliação e, com os resultados positivos que a gente vem mostrando, a inclusão definitiva da Faixa Azul dentro das normativas de trânsito no Brasil”, contou o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Gilmar Pereira Miranda.

Wellington Batista Silva, 50 anos, morador de Paraisópolis, trabalha há 30 como motoboy e diz que a Faixa Azul foi a melhor coisa que fizeram para os trabalhadores. "A gente se sente mais seguro, os motoristas respeitam, não temos que ficar buzinando. Cada um fica no seu lugar. E, além disso, ganhei mais tempo no meu trabalho".

Projeto-Piloto completa 3 anos

A primeira Faixa Azul da cidade foi ativada em 25 de janeiro de 2022. Ela foi implantada na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. O trecho inaugural tinha 5,5 km de extensão.

O projeto-piloto foi criado por profissionais da CET das áreas de Planejamento e Projetos, Segurança Viária, Operacional e Sinalização. A proposta foi inspirada em experiências anteriores e, também, internacionais. O objetivo é reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.

A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.

Atualmente, a frota de motos da cidade de São Paulo é de mais de 1,3 milhão de unidades. Diariamente, 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.

Redução de óbitos

O número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com Faixa Azul teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito, divulgados na sexta-feira (17). O número absoluto caiu de 36 mortes em 2023 para 19 no ano passado.

“Trata-se de um projeto de muito sucesso e efeito positivo. Os dados do Infosiga mostram uma redução no número de casos fatais nas vias que a gente implantou a Faixa Azul. Isso é um exemplo do nosso sucesso”, apontou o diretor-presidente da CET, Hemilton Tsuneyoshi Inouye, citando que a Prefeitura de São Paulo recebeu o prêmio Mobilidade Estadão 2025 por conta das iniciativas realizadas.


Mídias

Fotos

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn