Notícia na íntegra
Filme Lisbela e o Prisioneiro com orquestra ao vivo, samba e Patati Patatá são alguns dos 140 eventos da Prefeitura para celebrar 471 anos de São Paulo
Em comemoração ao aniversário de 471 anos de São Paulo, a Prefeitura promove nesta semana uma programação cultural especial em todas as regiões da cidade. Mais de 140 eventos ocorrem nos equipamentos culturais do município entre diversas linguagens artísticas, como exposições, sessões de cinema, shows, teatros e oficinas, em clima de festa para tomar conta da cidade.
Entre os destaques da programação elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está uma madrugada de exibição de filmes no Centro Cultural São Paulo, a “Madrugada Dark Fantasy”, que se inicia às 22h30 do dia 24 e segue até as 2h da manhã do dia 25.
Ainda no CCSP, na Sala Adoniran Barbosa, se apresentam o ex-Titã Paulo Miklos (dia 24, às 19h), Geraldo Azevedo (dia 25, também às 19h) e Maria Gadu (dia 26, às 18h). Já na Sala Jardel Filho, a peça “Ana Livia”, com Bete Coelho e Vera Zimmermann, promete emocionar o público. Em toda as atrações, a retirada de ingressos ocorre na bilheteria física do CCSP, duas horas antes da programação.
Entre os destaques da parceria entre CCSP e SP Cine, também está a exibição do filme “Ainda Estou Aqui” (2024) no jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo, no dia 25, às 19h30. O filme terá distribuição de ingressos uma hora antes da sessão, às 18h30, limitado a 150 lugares.
No Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, as atrações do dia 25 começam às 10h, com o musical infantil “Brincar de Quê”, Passarinho Contou” e segue com “Samba 90 graus”, às 15h (cantores de pagode dos anos 90, Chigor, Netinho de Paula e Marcio Art dão voz ao projeto), a cantora e compositora Budah, às 17h, e Cebezinho, às 19h.
O Centro Cultural Tendal da Lapa também recebe atividade para as crianças no dia 25, com o projeto “Brincadeira de Todos os Tempos”, às 10h, com pintura facial, música e outros passatempos. Também há shows previstos, como o da banda instrumental “Bixiga 70”, conhecida por misturar elementos da música africana, afrobeat, brasileira, latina e do jazz, às 16h; e do rapper Yago Oproprio, indicado ao Grammy com a canção “La Noche”, às 19h.
E falando de hip-hop, o estilo musical toma conta da programação do Centro Cultural da Juventude no dia 25, com shows de MC Luanna (15h), Dexter (17h), MC GA (20h) e muito mais.
As Casas de Cultura também terão programação diversificada: do rap, rock, samba, forró, reggae, sertanejo, MPB, música eletrônica à dança e literatura, passando por interações artísticas como live paiting.
Do entardecer ao anoitecer, o samba reinará na Vila Itororó, com o “Samba na Laje”, às 15h30; “Resenha de Crioulas”, às 17h30; e “Batucada Nossa Tradição”, às 19h.
Roteiro especial
No dia 25, o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) promove o roteiro “Nossa São Paulo: Cultura, cidade e patrimônio”, no Centro Histórico. De forma simbólica, a caminhada tem início às 10h30, na antiga sede do Departamento de Cultura, e finaliza na atual sede, na Rua Líbero Badaró, 346. A experiência proporcionada pelo percurso será uma oportunidade única para os participantes se conectarem com a cidade a partir das transformações que a moldaram ao longo do tempo, bem como suas permanências, identificadas nas paisagens, monumentos e edificações, discutindo o papel dos instrumentos de preservação do patrimônio neste processo. As vagas são limitadas.
Ainda no Centro de São Paulo, o Centro Cultural Olido recebe no dia 25, às 19h, o Grupo Originais do Samba; e a Biblioteca Mário de Andrade inicia a exposição “BMA 100 anos”, com visitas guiadas a partir de 23 de janeiro. No terraço da Biblioteca, ocorre ainda a apresentação da Orquestra Mundana Refugi, com o show “São Paulo de Todos os Povos”, às 16h, enquanto no auditório, acontece o “Cineconcerto: Lisbela e o Prisioneiro” (Guel Arraes, 2003), com trilha sonora executada ao vivo, às 17h30.
Para o público infanto-juvenil não faltará diversão no Centro Histórico. A Praça das Artes recebe o show da dupla de música infantil Patati e Patatá, às 11h30, e o Bloquinho Gente Miúda, às 14h.
As bibliotecas, teatros e museus, também recebem programação com intervenções artísticas para o público infantil, peças adulto e infanto-juvenil, e oficinas diversas.
A programação completa em todos os equipamentos culturais está disponível no link.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk