Notícia na íntegra
Frequentadores de bar na Zona Norte conhecem o Modera SP da Prefeitura
Os frequentadores de bar da Vila Prado, Zona Norte, participam de evento para conhecer o Modera SP, com apresentação da ferramenta disponível na plataforma e-saúdeSP, da Prefeitura. Lançado em abril deste ano, o aplicativo permite que os usuários identifiquem seu padrão de consumo alcoólico e recebam orientações ou mesmo encaminhamento para atendimento em um equipamento de saúde, no caso de avaliação de consumo abusivo e risco para o indivíduo.
A apresentação da funcionalidade foi feita pela assistente social da UBS Vila Santa Maria, Priscila Garcia, que destacou o seu formato, criado para alertar os usuários sobre os riscos à saúde representado pelo consumo de bebidas alcoólicas: “É uma ferramenta fácil de usar, percebemos uma aceitação muito grande das pessoas, que se interessam em ler atentamente cada questão e entender o que podem fazer para que não venham a correr riscos futuramente”, destaca.
Frequentador do Bar do Edvaldo, onde acontecia o Papo de Boteco, o montador de móveis José Maria de Araújo foi convidado a conhecer o Modera SP e aprovou o resultado: “Achei muito bom. É algo que nunca vi antes, inusitado. É interessante saber o quanto estamos consumindo e ter uma noção do que está acontecendo conosco”, comentou.
Funcionalidade
Quando o usuário acessa o Modera SP, é convidado a responder questões do tipo: Quantas vezes você bebeu nesta semana? Quais os tipos de bebidas alcoólicas que você consumiu? Qual a quantidade e como esse consumo reflete no seu dia a dia?
As perguntas fazem parte do questionário Alcohol Use Disorders Identification Test (Audit), validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por meio das respostas, a ferramenta gera uma pontuação e identifica padrões de consumo, classificados em quatro zonas de risco. Para cada uma delas, é estabelecida uma intervenção breve que inclui aconselhamento sobre saúde, promoção do consumo moderado de álcool, além da proposta de tratamento para pessoas consideradas como de alto risco para dependência.
Após o resultado gerado pelas respostas ao questionário, a ferramenta conduz o usuário para o "Plano de Mudança", incentivando a reflexão sobre a redução ou interrupção do consumo. Nesta fase, o indivíduo pode acessar vídeos, realizar um quiz sobre mitos e verdades sobre a bebida, refletir sobre as motivações para beber, praticar exercícios respiratórios e receber sugestões de comportamentos substitutos. O usuário também pode estabelecer um limite de consumo semanal, que será registrado no "Diário de Consumo" monitorado semanalmente.
Em São Paulo, 20% das pessoas maiores de 18 anos consomem bebida alcoólica de forma abusiva, de acordo com a edição de 2023 do inquérito telefônico Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), do Ministério da Saúde. “Vejo como uma iniciativa importante a Saúde atuar no sentido de orientar as pessoas. Em alguns casos, passamos por problemas e não percebemos na hora que exageramos, mas no dia seguinte o nosso corpo vai dizer. E esse aplicativo ajuda, orientando, dizendo se passamos do limite, para sabermos a hora de parar”, salienta José.
Realizado mensalmente há 10 anos em bares da região da UBS, na Vila Prado, o Papo de Boteco foi criado com o objetivo abordar homens para tratar de temas variados de saúde em um ambiente diferente da UBS. Saúde do coração e da próstata, insônia, planejamento familiar e saúde mental, além da importância de procurar uma unidade de saúde para manter as consultas e exames atualizados são temas constantes dos encontros, que também atraem mulheres, como foi o caso do Papo de Boteco realizado no final de junho no Bar do Edvaldo.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk