Notícia na íntegra
GCM faz operação contra descarte irregular com ajuda do Smart Sampa e prende dois na Zona Leste

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) fez uma operação contra o descarte irregular de entulho na Zona Leste e prendeu dois homens na madrugada deste sábado (1º), quando fariam o despejo ilegal de restos de construção na região do Viaduto Tatuapé, Zona Leste. A operação teve auxílio das câmeras do Smart Sampa, que flagraram a movimentação suspeita.
A utilização de câmeras do Smart Sampa é mais uma estratégia da Prefeitura de São Paulo no combate ao descarte irregular de lixo e entulho nas vias da cidade, que aumentou o valor da multa de R$ 500 para R$ 25 mil aos infratores, com base na Lei 17.916, de autoria do Executivo Municipal. Além de estar sujeito a multa, o descarte caracteriza crime ambiental e pode resultar em prisão.
Por meio do serviço de inteligência do Smart Sampa, a Secretaria de Segurança Urbana tem obtido resultados importantes para este serviço irregular, permitindo o trabalho preventivo de patrulhamento da Guarda Civil Metropolitana.
A equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi recebida a tiros pelos caçambeiros. Ninguém se feriu. Durante a abordagem na madrugada deste sábado, foram flagrados dois caminhões operando de forma irregular, além de um veículo de apoio. Os agentes foram surpreendidos por tiros disparados pelos infratores, que tentaram fugir, dando início a uma perseguição na capital e na Grande São Paulo.
Segundo informações do Comando Operacional Leste, a ação ocorreu por volta das 2h10 deste sábado, na Avenida Salim Farah Maluf, após monitoramento prévio de veículos suspeitos de realizar descarte irregular de resíduos. Durante a tentativa de abordagem, uma viatura foi posicionada na via para impedir a passagem dos caminhões. Nesse momento, a equipe foi alvo de disparos, o que levou os agentes a reagirem.
A perseguição se estendeu por São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, encerrando-se na região do Ipiranga.
Dois infratores foram detidos pela GCM e encaminhados ao 30° DP, no Tatuapé. Em razão da complexidade dos fatos e dos crimes cometidos, a autoridade policial está analisando os enquadramentos.
Combate ao descarte irregular
A Prefeitura vem intensificando as ações para combater o descarte irregular de resíduos sólidos na capital. Em 2024, a coleta de entulho descartado de forma irregular no mesmo ano resultou em mais de 13.800 pesagens e a remoção de mais de 114.000 toneladas de resíduos das vias públicas, com destino ambientalmente adequado.
O descarte ilegal de grandes volumes é feito por caçambeiros clandestinos, que alugam as caçambas para imóveis em reforma ou prédios em construção civil, cobram menos que o valor de mercado, mas, ao invés de enviar o material recolhido aos aterros sanitários, despejam nas vias públicas.
Descarte correto
A Prefeitura presta vários serviços com o intuito de facilitar para quem precisa se desfazer de materiais, como a Operação Cata-Bagulho, Ecopontos, Ecopontos Móveis, Revitaliza SP, além de realizar uma fiscalização rigorosa.
A cidade de São Paulo conta com 128 ecopontos para o descarte. Além da Operação Cata-Bagulho, que percorre as vias da capital, pelo menos uma vez por mês, realizando a coleta gratuita de objetos volumosos e materiais sem uso. A programação pode ser consultada por meio do site.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk