Notícia na íntegra

Quarta-feira, 21 de Maio de 2025 | Horário: 07:26
Compartilhe:

GCM prende em flagrante dupla que tentava roubar celulares de motoristas parados no semáforo

Agentes faziam patrulhamento na Vila Prudente quando flagraram homens usando dispositivo para quebrar vidros de carros

Uma equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) prendeu em flagrante dois homens em uma moto que tentavam furtar celulares de motoristas parados no trânsito, aguardando a abertura de um semáforo na Avenida Anhaia Mello, na Vila Prudente, na tarde desta terça-feira (20). Ao utilizar o sistema do Smart Sampa, os guardas confirmaram que um dos homens está em liberdade condicional, respondendo por furto de celular.


Os GCMs, da Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO), faziam patrulhamento na Vila Prudente quando perceberam a ação dos criminosos e iniciaram a abordagem da dupla, que tentou fugir, derrubando a motocicleta de um dos agentes.

Rapidamente, a dupla foi cercada pelos três GCMs que faziam o patrulhamento. Enquanto um dos guardas fazia a abordagem ao piloto da moto, o outro correu pela avenida, mas foi contido em poucos minutos pelos outros dois policiais dentro da Estação Vila Prudente do Metrô.

Os dois criminosos estavam em uma motocicleta CB 300R e utilizavam um dispositivo para ocultar a placa e tentavam praticar o furto na modalidade "quebra vidro" enquanto motoristas aguardavam no semáforo.

Ao fazer a abordagem e verificação, os agentes identificaram Hyury Chagas da Silva, de 20 anos, e José Antônio de Lima Neto, 22. Na busca pessoal foi localizado um instrumento utilizado para quebrar vidros de veículos (vidėa) e furtar/roubar celulares. Em consulta via Córtex da Central do Smart Sampa, os GCMs constataram que Hyury Chagas da Silva estava em liberdade condicional respondendo por furto de celular na Rodovia Raposo Tavares em 2024. 

A dupla foi levada para o 42º Distrito Policial, no Parque São Lucas, onde foi registrada a ocorrência. “Esse é um trabalho importante e eu fiz questão de vir aqui na delegacia para parabenizar os nossos policiais municipais e toda a equipe que trabalha no 42º DP, porque é assim que a gente vai vencer a criminalidade e dar segurança para as pessoas”, disse o prefeito Ricardo Nunes, que foi à delegacia para cumprimentar os agentes que trabalharam nessa ocorrência.

Uma das prioridades da Prefeitura de São Paulo é o fortalecimento da Segurança Urbana, que passou a contar com 500 novos agentes e 50 viaturas elétricas. A GCM de São Paulo tem um efetivo de 7.500 homens e mulheres – a corporação é maior do que a Polícia Militar de 10 estados brasileiros - e conta com uma frota de 610 veículos e 220 motos.

Além disso, a Prefeitura segue ampliando o Programa Smart Sampa, maior sistema de monitoramento por câmeras da América Latina, atingindo a marca de 26.220 câmeras inteligentes instaladas estrategicamente em toda a cidade. Também criou o Prisômetro, um painel de LED que fornece à população, em tempo real, como medida de transparência, os números de foragidos da Justiça capturados, presos em flagrante, e desaparecidos localizados por meio do Smart Sampa. 

Até as 6h05 desta quarta-feira (21), o Smart Sampa havia ajudado na prisão de 1.169 foragidos e de outras 2.442 em flagrante, além de encontrar 62 desaparecidos.

A ampliação do Smart Sampa inclui a integração do sistema de transporte público municipal, com a entrega dos cinco primeiros coletivos elétricos equipados com câmeras cada conectadas ao programa. 


 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn