Notícia na íntegra
Homem condenado a 73 anos por 17 estupros é preso com auxílio das câmeras do Smart Sampa
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu na manhã desta sexta-feira (10) um estuprador condenado a 73 anos de prisão após ter sua face capturada pelas câmeras do Smart Sampa na Rua Florêncio de Abreu, 514, no Centro da capital, quando usava uma bicicleta de carga. A prisão foi feita poucos metros a diante, na Rua 25 de Março, 864.
Fernando Bispo da Silva, 52 anos, foi condenado a 73 anos pelo estupro de 17 mulheres em Guarulhos, na Grande São Paulo, em 2006, e estava foragido desde outubro do ano passado.
"Bandido aqui não tem vez. Mais um foragido foi preso com a ajuda do Smart Sampa e do eficiente trabalho dos nossos GCMs. A facilidade para criminosos circularem pelas nossas ruas acabou. Estamos vigilantes, garantindo mais segurança e proteção para a população de São Paulo", afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
Esse é um dos 398 foragidos da Justiça capturados com a ajuda do Smart Sampa, que já contribuiu para a prisão de 1.532 criminosos em flagrante, além da localização de 29 pessoas desaparecidas nos seis primeiros meses de funcionamento (dados até 10/01/2025, às 17h32). Leia mais aqui.
Após a identificação pelo sistema de monitoramento, agentes da GCM realizaram a abordagem e o encaminharam ao 8º Distrito Policial, no Brás, onde ele permanece à disposição da Justiça.
Silva foi preso em 2006 em um ponto de ônibus onde costumava abordar suas vítimas. De acordo com as investigações, o criminoso agia sempre da mesma forma: encapuzado e armado com um facão, ele abordava as mulheres que desembarcavam do ônibus e as levava para um matagal próximo ao ponto.
Na época da primeira prisão houve bastante repercussão. A maior parte das vítimas trabalhava no aeroporto internacional de Cumbica e morava em condomínios do Parque Cecap, próximos ao aeroporto, e desciam no ponto de ônibus onde foram atacadas.
Smart Sampa
Considerado o maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes do Brasil, o Smart Sampa conta atualmente com cerca de 20 mil câmeras de monitoramento instaladas, sendo que 4.000 têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, cobrindo todas as regiões, inclusive nas entradas e saídas do município.
O sistema e as câmeras são equipados com diversos algoritmos. O sistema conta com leitores de placa de veículos e reconhecimento facial, além de contar com alertas de invasões, um avanço importante que permite uma resposta imediata e eficaz para inibir potenciais ameaças à segurança e ao patrimônio público.
O projeto inovador permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do SAMU, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.
Além disso, a partir desta sexta-feira (10), o programa passou a ter acesso ao banco de dados do Governo Federal para identificação de veículos roubados ou furtados. O sistema já utilizava o banco de dados da SSP e o de pessoas desaparecidas da SMDHC. Com essa integração, as ações da Guarda Civil Metropolitana (GCM) serão mais ágeis. Veja mais aqui.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk