Notícia na íntegra

Sexta-feira, 9 de Maio de 2025 | Horário: 12:58
Compartilhe:

Hospitais municipais são certificados internacionalmente por excelência no atendimento a pacientes com AVC

Premiação reconheceu as unidades que alcançaram indicadores de excelência no atendimento, como a redução do tempo entre a chegada do paciente e o início do tratamento com medicação trombolítica, conhecido como tempo "porta-agulha"

A Prefeitura conquistou, na última quarta-feira (7), quatro hospitais da rede municipal com os selos de qualidade Diamond, Platinum e Gold do EMS Angels Awards. O reconhecimento é resultado da iniciativa Angels, em parceria com um painel internacional de especialistas em emergências médicas, e reconhece instituições que se destacam no diagnóstico e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Validada pela World Stroke Organization (WSO) e pela European Stroke Organization (ESO), a certificação obtida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Secretaria-Executiva de Atenção Hospitalar (Seah), é concedida a hospitais que alcançam indicadores de excelência no atendimento, como a redução do tempo entre a chegada do paciente e o início do tratamento com medicação trombolítica — conhecido como tempo "porta-agulha". Esse processo ágil de identificação dos sintomas, realização de exames e início do tratamento é essencial para diminuir as taxas de mortalidade e de sequelas graves associadas ao AVC. Os critérios de avaliação observam o percentual de pacientes com suspeita de derrame cerebral que realizaram exames de imagem em tempo hábil e o número de atendimentos com tempo porta-agulha inferior a 60 ou 45 minutos.

No total, 25 hospitais brasileiros receberam certificações no trimestre avaliado, sendo que os quatro da rede municipal de São Paulo representam 16% do total de unidades reconhecidas em todo o país.

A avaliação de hospitais é realizada trimestralmente, com base nos dados enviados pelas unidades participantes. A entrega dos selos neste mês de maio se refere ao desempenho registrado no quarto trimestre de 2024.

O secretário-adjunto municipal da Saúde, Maurício Serpa, falou sobre a importância do engajamento das equipes no contexto de urgência e emergência. “Hoje contamos com 16 hospitais preparados para atender pacientes com AVC, todos equipados com o sistema de telestroke, que oferece suporte aos profissionais na linha de frente, garantindo um atendimento de excelência. Foram quatro hospitais municipais certificados nessa etapa e esse reconhecimento é fruto de um esforço coletivo, resultado da integração entre o Município e o Estado. Isso é política pública efetiva: construir uma linha de cuidado sólida, capaz de gerar impactos reais na vida das pessoas.” O investimento municipal no tratamento do AVC, em medicamentos trombolíticos, beneficiou 153 pacientes.

Hospitais reconhecidos na capital paulista 
•    Hospital Municipal Prof. Alípio Correa Netto (Ermelino Matarazzo) – Selo Diamond
•    Hospital Municipal Josanias Castanha Braga (Parelheiros) – Selo Gold
•    Hospital Municipal São Luiz Gonzaga – Selo Gold
•    Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo) – Selo Platinum

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn