Notícia na íntegra

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2024 | Horário: 08:15
Compartilhe:

Hospital Municipal da Brasilândia participa da Virada Sustentável com programação diversificada e gratuita para a população

Evento que acontece nesta quinta (28) e sexta-feira (29) na Zona Norte da capital, das 10h às 16h, conta com exposição imersiva, moda circular e práticas esportivas

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) Adib Jatene participa, nesta quinta (28) e sexta-feira (29),  da Virada Sustentável 2024. Com o objetivo de promover uma visão positiva sobre a sustentabilidade, o evento oferece uma programação diversificada e gratuita para toda a comunidade. Entre os destaques estão uma exposição imersiva sobre meio ambiente, espaço de moda circular, palestras, doação de mudas de plantas, prática esportiva e até um curso de eletricidade básica.

Para Carla Ribeiro, supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital e uma das responsáveis pela organização da Virada Sustentável no HMB, as ações coletivas e individuais são capazes de transformar a cidade e o futuro. “A Virada Sustentável é uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos fazer a diferença no meio ambiente e na sociedade.”

A Virada Sustentável, que este ano será realizada a partir desta sexta-feira (28) e até 1º de dezembro, foi criada em 2011.  É a maior mobilização para este seguimento no Brasil, envolvendo articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, universidades, coletivos de cultura e movimentos sociais em torno dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Além de São Paulo, cidades como Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Fortaleza participam do evento.

Exposição imersiva

Na exposição imersiva preparada pelo Hospital Municipal da Brasilândia, três áreas foram preparadas com o uso de tecnologia para garantir uma experiência imersiva. O tour começa com vídeos que apresentam o impacto ambiental da atividade humana e termina em um corredor sensorial que “apaga” o olhar com o escuro, trazendo a sensação de estar em meio à floresta. As queimadas também são lembradas, pelo cheiro característico.

Após sair da experiência imersiva, o visitante passa pelo espaço de moda circular, onde é convidado a escolher até três peças de roupa entre as que estarão expostas no local, frutos de doações que passaram por lavanderia e estão em araras à espera de novos donos. A moda circular está na vanguarda da promoção de práticas sustentáveis, na medida que incentiva a doação, a reciclagem e a reutilização. Ao escolher peças que já tiveram um dono anterior, as pessoas estão contribuindo para minimizar o desperdício e a poluição gerada pelos processos industriais tradicionais.

“Aqui unimos a solidariedade com o conceito da moda circular que preconiza a economia de recursos ambientais”, pondera Carla Ribeiro. “Essa ação promove a conscientização sobre o consumo responsável e também gera economia para as famílias fortalecendo nosso vínculo com a comunidade.”

Referência em sustentabilidade

Entre os hospitais municipais, o Brasilândia é referência em sustentabilidade. Toda a energia usada para os seus 200 chuveiros, por exemplo, é gerada localmente, por meio de 110 placas solares, o que representa uma economia significativa de eletricidade.

Em relação à geração de resíduos, o hospital conseguiu reduzir significativamente o volume ao longo de 2024, passando de 60.039 kg em janeiro para 24.263 kg em setembro, o que representa uma diminuição de 59,57%, evidenciando o sucesso das ações adotadas no controle e descarte dos materiais hospitalares. Além disso, a emissão de dióxido de carbono (CO₂) pela atividade humana foi de 89.811,4 kg no início do ano, para 36.377 kg em setembro.

Pelas suas iniciativas em sustentabilidade, a instituição recebeu Menção Honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente em 2024, reconhecimento concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às melhores iniciativas de proteção ambiental e sustentabilidade entre as organizações públicas e privadas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação 

28 de novembro

10h - abertura 

10h30 - abertura da exposição imersiva e do espaço de moda circular

11h às 12h - palestra Secretaria Municipal de Meio Ambiente

14h às 15h - palestra eficiência energética para crianças

15h às 16h - curso sobre eletricidade básica (jovens e adultos)

16h - Encerramento do primeiro dia com distribuição de mudas

29 de novembro

10h - abertura da exposição imersiva e do espaço de moda circular

10h às 11h - ginástica

12h às 13h - artes marciais

14h às 16h - basquete

15h às 16 - palestra sobre alimentação saudável

16h - encerramento com distribuição de mudas

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn