Notícia na íntegra

Quarta-feira, 5 de Junho de 2024 | Horário: 15:49
Compartilhe:

Iniciativas de sustentabilidade e desenvolvimento verde reafirmam compromisso da Prefeitura com o meio ambiente

Programas Green Sampa, SP Coopera e Sampa+Rural são administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Os programas Green Sampa, SP Coopera e Sampa+Rural são iniciativas da Prefeitura de São Paulo que reafirmam o compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho fomenta o setor por meio dessas ações, que transformaram cidade em um modelo de desenvolvimento sustentável.

“Esta quarta-feira (5), Dia Internacional do Meio Ambiente, a cidade demonstra que a união entre políticas públicas eficazes e a participação ativa da comunidade pode transformar uma metrópole em um exemplo global de sustentabilidade. Com programas como Green Sampa, SP Coopera e Sampa+Rural, a cidade segue firme no caminho para um futuro mais verde e inclusivo, onde o desenvolvimento econômico anda de mãos dadas com a proteção ambiental. Estamos construindo uma cidade que respeita e protege o meio ambiente, garantindo qualidade de vida para as futuras gerações”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.


Conheça um pouco de cada programa:

SP Coopera
O SP Coopera presta apoio técnico, orientação jurídica e financeira, por meio de parcerias às cooperativas e empreendimentos coletivos, com o objetivo de potencializar o desempenho e sustentabilidade econômica, contribuindo com o desenvolvimento das atividades cooperativistas no âmbito do município de São Paulo.

Por meio do SP Coopera atuam 60 cooperativas. Destas, 30 são habilitadas e recebem resíduos da coleta seletiva municipal, acompanhamento especializado periódico de especialistas, além de benefícios como pagamentos de aluguel, luz e água. As demais estão em fase de incubação, um período qualificatório que enquadra iniciativas não formalizadas ou que ainda não atendem todas as especificações de habilitação do programa, visando a estruturação e crescimento dos grupos.

Além disso, a iniciativa está desenvolvendo um mapeamento de cooperativas na cidade, cuja proposta é apoiar quem se interessa em empreender de maneira coletiva e quer contar com uma rede de apoio para consolidar e fortalecer os negócios locais na cidade de São Paulo.

Green Sampa
Lançado em 2020, o Green Sampa é um programa voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis. A iniciativa promove startups que trabalham com inovações ambientais, incentivando a criação de tecnologias verdes que podem ser aplicadas em diversos setores, desde a energia até a gestão de resíduos.

O programa já acelerou mais de 120 startups, gerando empregos e novas tecnologias para o mercado sustentável. Além disso, a iniciativa conta com o Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, primeiro espaço público voltado ao fomento de startups verdes. O Hub Green Sampa é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, operado pela agência Ade Sampa, e está instalado no histórico prédio do Incinerador, onde antigamente era realizada queima de lixo na Capital e passou a ser um local de sustentabilidade, localizado na Praça Victor Civita, Zona Oeste.

No local, as empresas podem receber mentorias, assessorias e todo o suporte, além de oferecer aos empresários um espaço amplo de trabalho, equipado com computadores, salas de reuniões, sala de podcast e espaço para realização de eventos.

“Celebrar o Dia do Meio Ambiente é reconhecer a importância do desenvolvimento de ações concretas para garantir a preservação ambiental. É essencial que estejamos na vanguarda da implementação de políticas públicas eficazes que promovam a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico sustentável na cidade de São Paulo”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.


Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn