Notícia na íntegra
Máquinas automáticas entregam 50% das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV solicitadas por consulta online
As máquinas automáticas para a retirada de profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente), instaladas em locais públicos da cidade, em junho do ano passado, já representam metade da dispensação dos fármacos prescritos no atendimento pelo SPrEP, que fica no aplicativo e-saúdeSP, para consulta online, diariamente, incluindo feriados e fins de semana, das 18h às 22h.
Instaladas nas estações Luz e Vila Sônia do Metrô, ambas da Linha 4-Amarela – ViaQuatro e na Tucuruvi da Linha 1-Azul, elas funcionam no horário de operação do transporte, das 4h40 à meia-noite. Desde o início do funcionamento delas até janeiro de 2025, mais de 53% das prescrições de PrEP feitas pela plataforma digital da Saúde foram retiradas nas máquinas automáticas. Para o total de indicações de PEP no aplicativo, no mesmo período, houve a dispensação de 49% dos insumos nos dispositivos automáticos.
“A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV é de extrema urgência, pois deve-se começar a tomar o medicamento, em até 72h, após a possível exposição de risco, seja ela sexual ou por acidente com material biológico. Com apenas o celular, o munícipe pode realizar a consulta e obter a receita digital e o QR Code para retirar a PEP em unidades fixas ou nas máquinas. Essa novidade na saúde do município de São Paulo possibilita a ampliação do acesso da população aos métodos preventivos ao HIV”, destaca Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids.
Mais de 58 mil pessoas cadastradas já iniciaram o uso de PrEP ao HIV na cidade. A profilaxia foi implantada em 2018 na cidade e contribuiu com a redução em 54,7% de novos casos em sete anos consecutivos. A queda foi de 3.161 pessoas infectadas, em 2016, para 1.705, em 2023. A facilidade do acesso ao tratamento impulsionou a utilização do dispositivo inovador. Desde junho de 2024, houve um aumento de 628% na retirada das profilaxias nas máquinas.
Reconhecimento internacional
Em outubro de 2024, a coordenadoria de IST/Aids da Prefeitura de São Paulo foi convidada para a quinta edição do Research for Prevention Conference( HIVR4P), no Peru, para compartilhar sobre a estratégia de oferta facilitada dentro das estações do Metrô. O trabalho “Ampliando ações e alcance – PrEP e PEP online no Brasil” foi apresentado em sessão moderada pela presidente do International Aids Society (IAS), Beatriz Grinsztejn.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk