Notícia na íntegra
Maio Amarelo: “É só um minutinho” Cadeiras de rodas ocupam vagas de estacionamento
A Prefeitura de São Paulo realiza ação de conscientização na próxima segunda-feira (26), das 8h às 13h, na qual cadeiras de rodas serão colocadas em vagas de estacionamento regulares da rua Oscar Freire, com mensagens comumente utilizadas como desculpa por quem desrespeita as vagas exclusivas para pessoas com deficiência. O movimento faz parte da programação do Maio Amarelo e é coordenado pelas secretarias Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e da Pessoa com Deficiência (SMPED).
Durante o período da ação, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) deixará as cadeiras de rodas cedidas pela SMPED ocupando os espaços de vagas regulares de estacionamento na altura do número 550 da rua Oscar Freire. Nas cadeiras, serão afixados cartões com os recados: “é só um minuto”, “volto já” e “é rapidinho”. Essas mensagens são uma alusão às justificativas frequentemente utilizadas por quem é flagrado desrespeitando as vagas exclusivas para pessoas com deficiência.
É importante lembrar que, para ter o direito de utilizar essas vagas exclusivas, é necessário ter o Cartão DeFis, que é uma autorização especial para o estacionamento de veículos em vagas que estejam devidamente sinalizadas com o Símbolo Internacional de Acesso.
Têm direito ao cartão DeFis as pessoas com deficiência que comprometa a mobilidade (permanente ou provisoriamente) que residam no município de São Paulo. É considerado comprometimento de mobilidade: deficiência física no(s) membro(s) inferior(es); deficiência física com comprometimento decorrente de incapacidade mental moderada, grave ou severa; mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ou deficiência de passeio temporária mediante solicitação médica; deficiência visual em ambos os olhos. Confira o passo a passo para requerer o Cartão DeFis, clicando aqui.
O tema do Maio Amarelo de 2025, “Desacelere, seu bem maior é a vida”, convida a população a refletir sobre atitudes mais responsáveis no trânsito. A ideia é despertar as pessoas sem deficiência para a dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam no seu dia a dia.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de mortos e feridos no trânsito criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária após a primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, estipulada em maio de 2011 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
Ao longo deste mês de maio, ações e eventos para sensibilizar a população sobre a importância da Segurança Viária nos deslocamentos diários. A campanha visa estimular a população a respeitar as leis de trânsito, com ênfase nos principais fatores de risco, como dirigir sob efeito de álcool, exceder a velocidade máxima permitida, não usar o capacete e o cinto de segurança, distrair-se com o celular ao volante ou atravessando a rua, desrespeitar a faixa de pedestres e infringir o semáforo vermelho.
SERVIÇO:
Ação educativa DeFis - Maio Amarelo
Local: Rua Oscar Freire, 550
Data: 26/05/2025 - segunda-feira
Horário: 8h às 13h
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk