Notícia na íntegra
Manhã na capital termina com céu nublado, calor, temperaturas em elevação e sem chuvas
Manhã desta quarta-feira (22) termina com sensação de tempo abafado, sol e calor na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam
A umidade relativa do ar oscila em torno de 47% e pode marcar até 40% nas próximas horas. A recomendação em situações de baixa umidade do ar e calor extremo, é de beber muita água, suspender exercícios físicos ao ar livre das 11h até às 16h e usar protetor solar. Atenção especial aos idosos e crianças.
Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de calor com a entrada da brisa marítima gera nuvens carregadas que provocam chuva em forma de pancadas isoladas, porém, há potencial para precipitações com moderada a forte intensidade, rajadas de vento e formação de alagamentos.
De acordo com o banco de dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, janeiro acumulou até o momento 78,4mm de chuva, o que representa aproximadamente 30,5% dos 257,3mm esperados para o mês. A média da temperatura mínima esperada para janeiro é de 19,4°C e o registrado até o momento foi 19°C, enquanto a média da máxima para janeiro é de 28,7°C e o registrado até o momento é 28,6°C, de acordo com dados e análises dos meteorologistas do CGE .
Conforme dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, a maior máxima deste ano foi registrada dia 21/01/2025 com 33°C de média na cidade. A maior máxima absoluta, aquele valor registrado em um único local, ocorreu também em 21/01/2025 na estação da Capela do Socorro, Zona Sul, com 34,5°C.
A maior mínima média do ano foi registrada também dia 21/01/2025 com 23°C na cidade, e a maior mínima absoluta do ano, também ocorreu em 21/01/2025 com 24,6°C na estação meteorológica de Aricanduva/Vila Formosa, Zona Leste.
Tendência para os próximos dias:
A presença da massa de ar quente e úmida mantém as temperaturas elevadas. As pancadas de chuva típicas de verão ganham força entre o fim das tardes e o início das noites.
Na quinta-feira (23), manhã com muitas nuvens e temperatura em elevação. A partir do meio da tarde, o calor e a grande disponibilidade de umidade formam áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Há potencial para descargas elétricas, rajadas de vento e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 22°C na madrugada e 32°C no início da tarde.
Na sexta-feira (24), o cenário se repete. Madrugada abafada com mínima de 22°C, manhã com sol entre nuvens e temperatura em elevação, com máxima de 31°C. À tarde, áreas de instabilidade se formam e provocam chuva em forma de pancadas generalizadas com forte intensidade, acompanhadas de trovoadas. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk