Notícia na íntegra
Mestres-sala e Porta-Bandeiras abrem os serviços de limpeza a cada desfile no Sambódromo do Anhembi
Todos os anos, após cada escola que se apresenta no Sambódromo do Anhembi, no Carnaval da Cidade de São Paulo, um mestre-sala e porta-bandeira entram em ação para chamar os cerca de 180 profissionais designados para a limpeza dos 530 metros de extensão da pista de apresentação. Essa é mais uma ação da Prefeitura de São Paulo para tornar o Carnaval cada vez melhor.
Rose, Barbara, Hemillyn, Adilson, Marco Antonio e Guilherme são os nomes dos responsáveis por levar toda a alegria que a festa pede. Em sistema de revezamento, eles abrem espaço para que outras escolas possam mostrar seus adereços, fantasias e carros alegóricos, com a pista limpa.
Com 43 anos, Bárbara Cristina do Nascimento Santos Lima trabalha na limpeza urbana e sua escola do coração é a Gaviões da Fiel. “Trabalhar com a limpeza urbana me fez melhorar como ser humano, a ter mais empatia e amor pelo meio ambiente, isso sem contar que é de onde vem o sustento da minha família. Por meio dela eu me tornei a mulher forte que sou hoje. Ser porta-bandeira está sendo uma experiência incrível, poder representar meus colegas de trabalho e carregando literalmente a bandeira da limpeza urbana tem sido uma honra, e por mais que a grande maioria finja não nos enxergar, em cada lugar, nós estaremos lá”, comentou a profissional, que atua na limpeza da cidade há 19 anos.
Crédito: Guilherme Coutinho/SMSUB
A Secretaria Municipal das Subprefeituras, por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp) realiza todos os anos a operação de limpeza nos dias oficiais de desfiles das escolas de sambas no Anhembi. Para este ano, a meta é resgatar o máximo de resíduos descartados, e o encaminhamento de 100% do material recolhido à Central Mecanizada de Triagem para reciclagem.
No total, são 180 agentes de limpeza atuando no complexo, com 6 veículos circulando diariamente durante os dias de festa, 20 cestos aramados distribuídos, além de 15 Pontos de Entregas Voluntárias e 4 contêineres para armazenamento dos resíduos.
Somente no primeiro final de semana, 22 e 24 de fevereiro, foram retiradas 2,61 toneladas de lixo com a varrição e limpeza, no sábado e domingo. Além disso, foram utilizados 20.000 litros de água de reuso e 3.000 litros de desinfetante.
Os desfiles do Grupo Especial de São Paulo acontecem nesta sexta-feira (28/02) e sábado (01/03). Os portões abrem às 19h nos dois dias: sexta-feira e sábado.
A Avenida Olavo Fontoura estará interditada nos dias de desfiles. Quem for ao Sambódromo deve utilizar os seguintes meios: táxi, transporte por app, metrô 24h e ônibus, além de veículo próprio, já que o local conta com estacionamento privado. Veja mais aqui.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk