Notícia na íntegra

Quarta-feira, 3 de Abril de 2019 | Horário: 16:02
Compartilhe:

15ª edição da SP-Arte homenageia a América Latina

Evento reúne 164 renomados expositores nacionais e de outros 14 países no Parque Ibirapuera, entre galerias de arte, design e instituições
1095008-Cerimônia de Inauguração da 15ª SP-ARTE

O prefeito Bruno Covas visitou nesta quarta-feira (3) o Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, na Zona Sul, que recebe, a partir de hoje, e até 7 de abril, a 15ª edição da SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo. A mostra reúne 164 renomados expositores nacionais e de outros 14 países, entre galerias de arte, design e instituições.

"Ao longo de seus 15 anos, a SP-Arte consolidou sua missão e tem colaborado ativamente com a profissionalização do mercado, a expansão do colecionismo e a formação de público de arte no Brasil", afirmou Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP-Arte. "Seguimos conectados às tendências e debates do panorama internacional e, nesse contexto, mantivemos diálogo com importantes curadores, colecionadores e diretores de grandes instituições mundo afora. Hoje notamos não apenas o amadurecimento do nosso mercado, como também uma crescente internacionalização da arte brasileira. Sem dúvida alguma, a SP-Arte tem um papel importante nessa expansão", completou.

O evento está dividido em setores e um deles, Solo, é exclusivamente dedicado à produção artística da região latino-americana.  A curadora chilena Alexia Tala propõe novos olhares sobre a América Latina, com base em conceitos críticos de antropologia, etnografia, arquitetura e da história cultural que unem os povos latinos. Autor de uma obra que recupera o sagrado afro-brasileiro sob uma perspectiva decolonial, Ayrson Heráclito (Portas Vilaseca, Brasil) é um dos grandes destaques da edição.

Uma das novidades deste ano é o setor Openspace. A exposição inaugural, organizada por Cauê Alves, curador-geral do MuBE, conta com 17 esculturas e instalações de 15 artistas que ficarão expostas do lado exterior do Pavilhão. Entre os trabalhos, sobressai o histórico Penetrável Macaleia, de 1978, uma grande instalação de Hélio Oiticica (Arte 57) que é representante de um período de fortes rupturas na arte brasileira.

Já no setor Geral, são destaques as grandes galerias de arte, como David Zwirner (Nova York), Neugerriemschneider (Berlim), Alexander Gray Associates (Nova York), Galleria Franco Noero (Turim), entre outras. As brasileiras Fortes D'Aloia & Gabriel (São Paulo, Rio de Janeiro), Luisa Strina (São Paulo), Dan (São Paulo) e Bergamin & Gomide (São Paulo) são algumas das que marcam presença no festival.

O setor  Masters, antes conhecido como Repertório, tem como objetivo apresentar ao público artistas ou trabalhos de determinado recorte histórico que, por motivos diversos, tenham sido pouco expostos. O setor Performance, um dos destaques mais chamativos das edições anteriores, deixa de ter, desta vez, um local específico e volta a espalhar-se pelo Pavilhão da Bienal, sob a curadoria de Marcos Gallon.

Em sua quarta edição, o setor Design recebe 45 expositores, 13  a mais que no ano anterior, e inova ao se dividir em cinco núcleos específicos: Moderno, Contemporâneo, Arquitetos, Designers Independentes e Antiquários. O Design reúne peças de nomes emblemáticos e essenciais do design brasileiro, como Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin e Zanine Caldas, com contemporâneos, como Jacqueline Terpins, Sollos, Hugo França e Ovo.

O centenário de Zanine Caldas é celebrado coletivamente pelos expositores do setor Moderno. A galeria Apartamento 61 traz, por exemplo, a Poltrona Boomerang, garimpada junto a um conjunto exclusivo assinado por Caldas nos anos 1960.

Nesta edição, surge o núcleo Arquitetos, em que profissionais ganham estandes de autoria própria e apresentam projetos de mobiliário raramente vistos.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn