Notícia na íntegra

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014 | Horário: 12:06
Compartilhe:

‘CET no seu bairro’ sinalizará 70 bairros da periferia até dezembro

O programa ‘CET no seu bairro’, lançado na manhã desta quinta-feira (13) pela Prefeitura, levará melhorias na sinalização e fluidez do trânsito para 70 bairros, a maioria na periferia da cidade, até o fim de 2014. Por mês, sete bairros receberão manutenção e instalação de placas, revitalização de faixas de pedestres, lombadas, colocação de rotatórias e recuperação de semáforos, além de alterações no trânsito e modernização de pontos de ônibus.

A execução dos serviços, que se estende por uma semana e é precedida por três semanas de planejamento, começa a partir de segunda-feira (17) e atingirá nesta primeira etapa os bairros Vila Ede (Zona Norte), Jardim Myrna (Zona Sul), Vila Mara/Parque Paulistano (Zona Leste), Jardim João XXIII/Jardim D'Abril (Zona Oeste), Vila Zatt (Zona Noroeste), Jardim Mascarenha de Moraes (Zona Sudeste) e Jardim Capão Redondo/Vila Monte Alegre (Zona Sudoeste).

Somente nesses locais, 961 vias deverão ser beneficiadas com a implantação de 745 novas faixas de pedestres, além da revitalização de outras 395, instalação de 1.024 placas de trânsito, reprogramação de 13 semáforos e repintura de 277 de lombadas. Mais de 752 mil pessoas moram nos bairros, 150 escolas e 17 hospitais serão beneficiados com as medidas até o dia 23.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, as ações do programa ajudarão a melhorar a mobilidade urbana nos bairros e colocam em prática o conceito de atuação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em toda a cidade.

“Há uma reclamação da população, especialmente, em bairros mais afastados de que a CET não tem uma ação mais efetiva e esses locais enfrentam problemas de mobilidade urbana. Com ações aparentemente simples, que requerem poucos recursos, mas com uma intervenção da CET e da engenharia, você resolve um gargalo grande de mobilidade para o ônibus, para o carro e principalmente, para a segurança do pedestre”, afirmou Tatto.

Além das melhorias na sinalização, o programa levará ainda 137 ações de educação de trânsito para 8.950 alunos de escolas e frequentadores de equipamentos públicos das regiões atendidas na primeira etapa. Sete ônibus com equipes de técnicos da CET, um em cada bairro, formarão bases-móveis em pontos estratégicos por uma semana recebendo sugestões, fornecendo informações e realizando cadastros do Bilhete Único Mensal.

“Existem ou vão existir problemas que sabemos que em apenas uma semana não se consegue resolver, porque precisa de uma obra de maior vulto. Isso não será abandonado. Isso será colocado para ser desenvolvidos projetos mais robustos e, a partir daí, se tiver necessidade de fazer licitação, podemos fazer se for pertinente”, relatou o secretário Tatto.

Moradores encaminharam 742 solicitações em pesquisas feitas previamente nos bairros e pelos canais de atendimento. De acordo com Tatto, algumas serão executadas e outras não, mas as respostas serão dadas a todos os cidadãos. “O munícipe terá uma resposta. Se der para fazer, será feito. Se for naquela semana será naquela semana. Se não for, vamos dizer quando será feito. Se não der para fazer, por razões técnicas ou orçamentárias, será dito a ele”, afirmou Tatto. “São pedidos que por vezes estão parados há anos aqui na CET ou na Prefeitura e, que muitas vezes, ou não recebe resposta ou não são atendidos, seja ele uma rotatória ou sinalização”, disse.

Semáforo para ônibus
De acordo com o secretário Jilmar Tatto, está prevista para iniciar na próxima semana a operação do primeiro semáforo especial para ônibus, conhecido como ‘queue jump’, na rua Clélia, na Lapa (Zona Oeste).

O aparelho abrirá dez segundos antes do sinal para os demais veículos, diminuir o conflito com os carros, já que na via existem faixas exclusivas em lados opostos, dependendo do trecho. Em um momento da Clélia, na altura da rua Crasso, a faixa de ônibus muda da direita para a esquerda e os coletivos fazem uma conversão, disputando espaço com carros e motos.

“Me prometeram para a semana que vem fazer o primeiro 'queue jump' da cidade e do Brasil lá na Clélia. Eles estão trabalhando, o projeto está pronto. Então, é instalar e colocar em funcionamento na semana que vem. Estou bastante curioso e empolgado”, afirmou Tatto.

De acordo com o secretário, a instalação do semáforo especial é complexa, já que exige tipos diferentes de sinalização e de equipamentos, apesar dos benefícios para o trânsito.

“No caso da Clélia, todos (os ônibus) estão lado esquerdo e vão para o lado direito, mas tem casos na cidade que não são todos os ônibus que fazem isso. Então, você precisa ter uma antena no ônibus para o semáforo abrir para o ônibus que vai para o lado esquerdo e aquele que vai para o direito siga o caminho. São detalhes e, por isso, o 'queue jump' é inédito no País”, comentou o secretário.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn