Notícia na íntegra

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2024 | Horário: 18:05
Compartilhe:

Aberta a pedestres, Avenida São João terá shows infantis, jazz e rock neste domingo (21)

Atrações são gratuitas e estarão divididas ao longo da via, que tem 1,5 km de extensão entre o Minhocão e o Paissandu

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) leva diversas atrações para animar o Ruas Abertas São João, neste domingo (21). Além de atrações infantis e circenses, a SMC promove o Palco Choro Jazz, com apresentações do quarteto Jazz Riddim e do Quinteto Mangabera, entre outros; e o Palco Rock no Largo do Paissandu, em frente à Galeria do Rock, com atrações como Guns and Roses Experience e Living Metal. 

Confira a programação: 

Área infantil - Av. Duque de Caxias, 329 - Campos Elíseos 
Brincadeira de Todos os Tempos com a Cia TáDito - 9h às 15h

Intervenção artística
Atrações infantis de circo, música, dança, teatro, cultura popular, contação de histórias, e intervenções como pintura facial, oficinas e recreação. Brincadeiras de todos os tempos com tema brasilidades, folclore e cultura popular. Todas as intervenções têm como eixo mostrar a cultura brasileira por meio das suas lendas e tradições populares.


Palco Choro Jazz - Av. São João, altura do número 869 

Quinteto Mangabera - 9h30
Música
Formado por Carla Pronsato (piano), Luis Passos (bandolim), Deni Domenico (cavaco), Wesley Vasconcelos (violão de 7 cordas) e Rafael Mota (pandeiro), o Quinteto Mangabera toca músicas que vão do tradicional ao atual universo do Choro. Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Orlando Silveira, Radamés Gnattali, Dominguinhos e outros, estão presentes no repertório do grupo, que passeia entre arranjos e improvisações dentro da linguagem do choro. O grupo já se apresentou no Centro Cultural SP, no SESC Ipiranga, no Studio Oca, no JazzB, etc. 

Hilda Maria no Choro - 10h30
Música
Roda de choro cantado de São Paulo. Encabeçada pela cantora e compositora Hilda Maria, a roda se distingue das demais pela formação: a cantora interpreta os clássicos do chorinho que possuem letra e se coloca como um instrumento de sopro, formando naipe com o clarinete nos demais temas instrumentais. Formada por Gustavo de Medeiros (violão de 7 cordas), Laura Santos (clarinete) e Nathalie Magalhães (pandeiro), Emerson Bernardes (cavaco). Hilda Maria no Choro também é resultado da pesquisa da cantora sobre o legado artístico de Ademilde Fonseca, pioneira no gênero e considerada a rainha do chorinho.

Mental Abstrato - 13h30
Música
A essência do jazz contemporâneo e do Hip Hop se encontram em perfeita harmonia com as raridades da música brasileira dentro desse projeto. Formado pelos músicos e produtores Omig One, Calmão e Guimas Santos, desde 2005 o Mental Abstrato já acumula na bagagem 4 discos lançados com exclusividade no Japão, Estados Unidos e diversos singles lançados por selos europeus, com grande reconhecimento internacional sendo precursores do estilo Jazz Rap no Brasil, representando a música brasileira contemporânea, dos subúrbios de São Paulo para o mundo.

Jazz Riddim - 14h30
Música
Jazz Riddim é um quarteto instrumental formado pelo encontro de músicos atuantes na cena musical paulistana que juntos aquecem um caldeirão sonoro de suas influências em diversos estilos e vertentes da música jamaicana. O grupo, que conta com Eduardo Jazedje na guitarra, Tomaz “Tootz” Freitas nos teclados, Eduardo Marmo no contra-baixo e Felipe Guedes na bateria, une o improviso espontâneo do jazz com releituras de temas jamaicanos e bases do gênero que vão do mento ao dub e do ska ao nyabinghi.

Apresentações Circo Rua - Av. São João, altura 569

Rock En’Rola  - 10h
Circo
Pedro Fontana é palhaço, ator, educador, produtor, diretor, pesquisador e artista de rua. Formado em Artes Cênicas, bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Formado também pela Escola Livre de Palhaços do Rio de Janeiro (2016). Co-fundador da Cia dos Tortos e integrante do núcleo artístico do Palhaços Sem Fronteiras Brasil. Integrante do Coletivo da Utopia que realiza a ocupação de espaços públicos como parques e praças, desde 2018, com apresentações circenses no Parque Celso Daniel, Parque Ipiranguinha e Parque Central em Santo André.

Leve Contrapeso - 11h
Circo
A Cia Circo Bem Bolado fundada em 2016, em São Bernardo do Campo, com o intuito de pesquisar a linguagem da arte de rua como forma de ocupar espaços públicos e alcançar uma maior diversidade de pessoas, além da pesquisa de novas formas do fazer artístico. O Circo Bem Bolado é formado por 3 artistas independentes, Fernanda Pedreira, Luiz Felipe Choco e Renan Evangelista. Tendo como foco principal abordar assuntos de interesse de grupos identitários da sociedade, pelo fato de os integrantes se reconhecerem como parte dos mesmos. Consolidando-se como uma das principais companhias de circo de rua atuantes no ABC Paulista, o Circo Bem Bolado tem a preocupação de fomentar e difundir a arte de rua, a arte circense e a Cultura Popular, no Brasil

Vanilla Show - 12h30
Circo
A Cia Terrível foi criada em 2018 por Chris Zanella e Danila Meloni, produtoras, palhaças, malabaristas e acrobatas de São Bernardo do Campo que pesquisam a comicidade e a ocupação de espaços públicos através da arte circense. A partir disso pensam seus espetáculos para caberem em espaços variados, como: Teatros, Auditórios, Parques, Praças e Espaços Alternativos. Em 2020 iniciam as pesquisas e criações do espetáculo "Inutensílio" que em seu primeiro ano já foi apresentado em Teatros do Sesc, Fábricas de Cultura, festivais e casas de cultura. A Companhia também esteve presente com números, oficinas e intervenções no 15° Festival Paulista de Circo, na Jornada do Patrimônio, na Viradinha Cultural, entre outros.

É Só Fadinha - 13h30
Circo
Em sua trajetória abordou temas como: reciclagem e cuidados com o meio ambiente, relações familiares, empoderamento e luta feminista. Iniciou seus estudos sobre palhaçaria em 2004 e aprendeu com mestres como: Biribinha, Ésio Magalhães, Lyli Curcio, Tubinho, Junio Santos, Hugo Possolo, Ricardo Puccetti, Fernando Sampaio, Dani Pimenta, Chacovachi, Tomate (Victor Avallos), Karla Concá, Maria Peligro (Leticia Vetrano) e Pepe Nunes. No ano de 2016 formou-se pela ESLIPA (Escola livre de palhaços), também participou de outros cursos e formações livres como: teatro, dança, e canto.

Palco Rock - Largo do Paissandu

Spine Shiver - 09h30
Música
A Spine Shiver é uma banda de southern rock, fundada em abril de 2018, tocando os grandes clássicos e também trabalhando e gerando conteúdo original de maneira independente. Em 2019 a banda realizou vários shows e teve em seu portfólio a abertura de um show nacional. Em agosto do mesmo ano, lançou o seu primeiro single, The Road, música esta, que foi premiada em festivais. Em sequência, lançou outros dois singles: Rockstar e Boomerang, que também participaram em festivais regionais e conquistaram prêmios. Em 2020 a banda acabou suspendendo sua programação de shows devido a Pandemia, mas continuou os ensaios e seu trabalho. Neste ano a Spine lançou seu primeiro álbum e mais dois Videoclipes, além de realizar várias lives que obtiveram grande alcance, sendo a principal delas, a Live Hope For Friends, idealizada pela Harley Davidson. 2023 foi um ano de consolidação da banda, com lançamentos de videoclipes e novas músicas, bem como pela participação em Festivais de Música.

Living Metal - 10h40
Música
O Living Metal foi formado por Rafael Romanelli em 2018, com o objetivo de ser o expoente brasileiro do Heavy Metal Tradicional no mundo. O nome da banda possui dois possíveis significados: "Metal Vivo" e "Vivendo o Metal". Esse é um resumo perfeito da proposta do Living Metal, que busca resgatar a abordagem do Heavy Metal como forma de diversão, inspirado em bandas oitentistas como Judas Priest, Manowar, Accept, Saxon, entre outras. Em outubro de 2023 a banda lançou seu novo álbum “Viviendo El Metal”. A proposta deste álbum é homenagear a história do heavy metal na américa latina, prestando tributos a bandas que fizeram parte da construção do heavy metal em toda américa latina. Foram esvolhidas bandas de grande importância internacional que são pouco conhecidas ou, pelo menos, pouco celebradas aqui no Brasil. Tais bandas merecem os holofotes em nosso país e o headbanger brasileiro passou da hora de se integrar à cena dos países vizinhos, com união e respeito. Razão pela qual a banda se viu capaz de dar o exemplo e dar um passo em prol da união latino americana, mostrando que valoriza não só a história do estilo de música que amamos no Brasil, como em todos nossos vizinhos.

Guns and Roses Experience - 11h50
Música
Uma vez frente a frente com a Guns N Roses Experience em cima do palco, o que será assistido é resultado de muito aprendizado, atenção e dedicação ao que fazemos. Tudo é levado em consideração, e tudo, significa ir além dos detalhes. Cada integrante tem a responsabilidade de entregar a "experiência", isso está longe de ser apenas o nosso nome e o que cada um se compromete a fazer para entregar a personificação de seus ídolos também está longe de apenas subir no palco e plugar instrumentos. São arquivos em nuvem, DVDs, links de Youtube e uma evolução constante que se retroalimenta quando o assunto é captar novidades sobre Guns n Roses para levar aos fãs o que há de mais fiel nas apresentações. Com Músicos com mais de 17 anos de experiência, Mais de 17 Estados Brasileiros apresentações em Três países da América do Sul.

Black Birds - 13h00
Música
Release: Formada em 2022 por 4 músicos, amigos experientes e renomados na história musical de Caieiras, a Banda BlackBirds tem a proposta de ressaltar e saudar o bom e velho rock and roll. Trazem a essência, diversão e qualidade desse estilo musical ao público de forma contagiante e dançante. Tendo como seu principal projeto o show “Beatles and More”, fazendo cover dos principais hits dos The Beatles e de bandas renomadas da década de 50 e 60 como Elvis Presley, Johnny Rivers, Roy Orbison, The Temptations, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, entre outros. 

Felipe Ramos - 14h10
Música
Felipe Ramos cresceu em um lar cristão onde seus pais, tios, primos e avós sempre foram apaixonados por essa arte. Com 12 anos entrou em uma banda de rock (Vínculo), onde seu irmão era baterista. Começou como backing vocal, passou pelo contrabaixo, guitarra base até assumir a banda como vocalista. Ele passou a fazer parte do SING (mentoria artística com Mauro Henrique e Flavio Sanches) e em 2019, em um evento em São Paulo acabou conhecendo a Habrok Music e firmando a parceria. Tudo isso, tanto as experiências do passado quanto as parcerias do presente, têm sido cruciais para enfrentar os desafios desta nova jornada. Ele sonha e busca desempenhar bem o seu trabalho e, através de sua vida e composições, alcançar pessoas que necessitam do Amor verdadeiro e fazê-las refletir sobre aspectos da vida, sem limitar e restringir sua arte e mensagem a pensamentos religiosos e/ou preconceituosos. O princípio da vida é o Amor. É isso que será transmitido e ponto final.




collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn