Notícia na íntegra

Quinta-feira, 30 de Junho de 2016 | Horário: 14:30
Compartilhe:

Ações para primeira infância integram secretarias municipais

Seminário apresenta experiências de sucesso da São Paulo Carinhosa, política municipal voltada ao desenvolvimento integral das crianças, com ações de educação, saúde, alimentação e cultura
1429364-SEMINÁRIO GRANDES CIDADES, POLÍTICAS INTERSETORIAIS E A PRIMEIRA INFÂNCIA”

A integração entre os diferentes setores da gestão municipal em torno do cuidado com a primeira infância é a principal conquista da São Paulo Carinhosa, política municipal voltada ao desenvolvimento integral das crianças. As principais experiências e iniciativas do programa são discutidas durante toda esta quinta-feira (30) no seminário Grandes Cidades, Políticas Intersetoriais e a Primeira Infância, realizado na Praça das Artes, na região central. O evento reúne secretários municipais e especialistas no tema para fazer balanço de ações de educação, saúde, alimentação e de cultura.

Na abertura do evento, o prefeito Fernando Haddad defendeu a importância de focar políticas públicas nas crianças da cidade. “O programa conseguiu influenciar o olhar de cada secretário sobre o que estava fazendo em direção à primeira infância. E tudo pode ser visto a partir desta ótica, se você estiver preparado para isso. Por exemplo, por qual cirurgia vamos começar a derrubar a fila com os hospitais-dia? Optou-se pela cirurgia pediátrica. Ou mesmo a inclusão de atividades para crianças na Virada Cultural. Então, tudo foi sendo repensado sob este ponto de vista”, afirmou.

A São Paulo Carinhosa, inspirada no programa Brasil Carinhoso, articula 14 secretarias municipais relacionadas à primeira infância, priorizando ações dirigidas a territórios vulneráveis para resgatar a cidadania de crianças e suas famílias. Entre as iniciativas que são discutidas estão a promoção de uma série de 13 seminários sobre primeira infância voltados para profissionais de saúde básica e o programa Pré-Natal do Homem, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que procura envolver os pais nos primeiros cuidados com os recém-nascidos. Outro exemplo é ação Educação Além do Prato, que incentiva a melhoria de qualidade dos hábitos alimentares dos mais de um milhão de estudantes da rede municipal de educação.

Segundo Ana Estela Haddad, primeira dama e coordenadora do São Paulo Carinhosa, as iniciativas de São Paulo foram baseadas em experiências locais, nacionais e internacionais de sucesso. “Fizemos dois movimentos estruturantes para a formulação da política municipal. O primeiro foi para dentro da gestão, convidando cada secretaria a identificar no plano de metas aquelas ações que poderiam incidir na primeira infância. O segundo foi no sentido externo, buscando conhecer na cidade, no país e globalmente experiências que atuam na primeira infância, tanto na gestão pública como na sociedade civil organizada”, disse.

Um dos avanços mais importantes para o desenvolvimento integral das crianças de São Paulo foi a ampliação das vagas de educação infantil, para crianças de zero a 5 anos, na Rede Municipal de Educação. “Nós vamos alcançar 100 mil novas matrículas. São crianças e famíliascom histórias, futuros e trajetórias. A cidade pode ver quais são estas crianças, onde elas estão, como estão sendo cuidadas. Quando a gente traz estas crianças para um espaço público, onde elas são alvo de políticas públicas integradas, é uma conquista que tem um impacto em toda a cidade”, disse Nádia Campeão, vice-prefeita e secretária de Educação.

Os esforços em tornar a metrópole mais humana também têm como objetivo fomentar os cuidados com a primeira infância. “A apropriação do espaço público, a ampliação das áreas de lazer, tudo isso tem a ver com tornar a cidade mais amigável para a criança. Na Paulista Aberta ou nos bairros iluminados a LED você vê as crianças aproveitando mais os espaços. É possível reeducar o olhar e pensar São Paulo a partir da ótica da criança, que também tem direito à cidade”, defendeu Haddad.

Cooperação

A solenidade de abertura também marcou a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura e o Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o documento, a administração municipal e a entidade trocarão experiências nas áreas de alimentação escolar, agricultura familiar e urbana. O acordo prevê ainda a promoção de eventos e seminários, a recepção de delegações internacionais e o desenvolvimento de pesquisas sobre o assunto.

Atualmente, a alimentação escolar em São Paulo oferece diariamente 2 milhões de refeições, sendo 30% dos alimentos oferecidos provenientes de pequenos produtores. “O Brasil é tido como um dos países que mais rapidamente combateu a desnutrição e a pobreza. A alimentação escolar brasileira é considerada a melhor e maior do mundo. Isso está em todos os indicadores das Nações Unidas. É um exemplo a ser seguido pelos países em desenvolvimento”, afirmou Daniel Silva Balaban, diretor do Programa Mundial de Alimentos.

Programação

Após a abertura do evento, o seminário segue com um painel sobre saúde e educação, tendo como moderadora Nádia Campeão,  vice-prefeita e secretária de Educação.

No período da tarde, Artur Henrique, secretário de Trabalho, modera o painel “A cidade e a criança”, sobre a importância da ocupação dos espaços públicos e da requalificação urbana para a garantia do desenvolvimento integral das crianças. Daniel Balaban, diretor do Programa Mundial de Alimentos, modera o segundo painel da tarde, que apresentará a experiência da cidade de São Paulo no combate à pobreza e a relação da promoção da equidade com o tema da infância.

O evento será encerrado com a mesa “Criança, sujeito de direitos”, sobre o Marco Legal da Primeira Infância, moderado por Ana Estela Haddad, primeira-dama e coordenadora da São Paulo Carinhosa, com a participação de Paulo Afonso Garrido de Paula, procurador de Justiça, e Vital Didonet, da Rede Nacional Primeira Infância.

Clique aqui e veja a programação completa do Seminário.

Leia mais sobre o seminário:

Seminário apresenta políticas voltadas à primeira infância de saúde e educação

São Paulo Carinhosa lança livro sobre políticas para primeira infância

  

FOTOS
Crédito: Fábio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 l Foto 8 l Foto 9 l Foto 10 l Foto 11 l Foto 12 l Foto 13 l Foto 14 l Foto 15 l Foto 16

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn