Notícia na íntegra
Aluno do Ensino Fundamental estimula a leitura entre os colegas por meio de mensagens de áudio
Curiosidade e determinação. Esses foram os sentimentos que o aluno João Vitor Perez Andretta, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Kennedy, na Vila Formosa, Zona Leste, teve ao pensar em uma iniciativa diferente para praticar a leitura durante o período de aulas remotas. E desta forma. incentivou os colegas a também conhecerem novas histórias e lerem mais.
No grupo de troca de mensagens da turma no qual os alunos falam sobre as tarefas e outras atividades, o garoto passou a enviar, por áudio, resumos dos capítulos dos livros da saga Harry Potter, que conta a história de um menino em uma escola de bruxos.
“Queria que eles também pudessem conhecer os livros. Por isso, decidi enviar os áudios contando sobre os capítulos. Alguns até já conheciam a história, mas ouviram e também gostaram da minha forma de contar”, explicou João, que também faz parte da Academia Estudantil de Letras (AEL) da escola.
Para a professora Katia Rosti, que leciona na sala de leitura da EMEF onde João está matriculado, a ideia do aluno surpreendeu pela simplicidade mas, ao mesmo tempo, pela forma como gerou conexão entre as outras crianças. “Ele não estava se interessando pelas leituras simples, queria ir além, buscou os livros que ele tinha afinidade e estimulou os colegas”, conta a educadora.
João conta que, até agora, já leu mais de 70 livros e se aventura, inclusive, nos que ainda nem foram traduzidos, como Survival Logbook. “Esse é um em inglês e que tem alguns enigmas. Então, ainda existe esse desafio. Mas vou lendo devagar, o que importa é não deixar de lado”.
Academia Estudantil de Letras
O projeto, que é desenvolvido nas unidades da rede municipal desde 2015, une o currículo com iniciativas das próprias escolas. Nessa dinâmica, os estudantes escolhem autores da literatura para serem seus “amigos literários”. Realizam pesquisas, seminários e compartilham o aprendizado com os colegas. Durante a pandemia, as atividades aconteceram principalmente de forma on-line mas, com o retorno das aulas presenciais, cada escola tem se organizado de acordo com a disponibilidade dos alunos.
A participação é dividida em três ciclos: Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral. Com o tempo, os mais experientes vão assumindo a titularidade das cadeiras pretendidas, assim como na Academia Brasileira de Letras “original”. Enquanto isso, os mais novos também são estimulados, nas mediações literárias, a assumirem seus postos quando as cadeiras forem ficando disponíveis.
Além dos encontros no projeto, os alunos participam também de eventos culturais, solenidades de fundação de novas Academias, festas anuais de posse e mostras de criação artística.
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