Notícia na íntegra

Terça-feira, 7 de Julho de 2015 | Horário: 17:55
Compartilhe:

Alunos da rede municipal participam de evento mundial de simulação de comitês da ONU

Foi aberta na noite desta terça-feira (7) a 6ª edição do São Paulo Model United Nations (SPMUN), que seguirá até o próximo sábado (11), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O evento, que acontece desde 2010, reúne cerca de 400 participantes, na maioria, estudantes de Ensino Médio de todo o Brasil, que simulam reuniões de nove comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), com toda a vivência de chefes de Estado e delegações.

Entre os participantes desta edição estão 40 alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, incluindo dois jovens com surdez, que participarão do evento com auxílio de intérpretes. Os alunos selecionados estudam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, Derville Alegretti, Guiomar Cabral e Antônio Alves Veríssimo. Eles participaram de um treinamento realizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), em parceria com a organização do SPMUN, para chegarem ao evento ambientados com o funcionamento das reuniões. 

“É um momento muito oportuno para vocês simularem a liberdade, a diversidade, se permitirem e se colocarem no lugar de pessoas e coletivos, que não necessariamente são o da origem de vocês, para entenderem o quanto é importante a conquista da liberdade, o respeito à diversidade e alegria de poder cooperar para avançar ainda mais nisso”, afirmou a chefe de gabinete da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas, Priscila Spécie.

O estudante Ramon de Jesus, 16 anos, do 2º ano da EMEFM Guiomar Cabral, acredita que a troca de experiências com estudantes, na maioria, de escolas particulares, mostra que as condições de debater são iguais. “Muitas vezes existe um preconceito com o aluno de escola pública, porque acreditam que o da privada tem um ensino melhor e isso não é verdade. Aqui percebemos que temos a capacidade igual ou superior, e que mesmo com as dificuldades, vamos chegar e debater de igual”, afirmou.

“A cooperação entre alunos das escolas públicas e particulares é fundamental, porque a escola é uma só, é um currículo só nacional e um desejo só de transformar vocês”, afirmou o assessor de assuntos internacionais da Secretaria Municipal da Educação, Fernando José de Almeida.

SPMUN
Voltado a estudantes do Ensino Médio, o São Paulo Model United Nations (SPMUN) é um evento mundial organizado voluntariamente por estudantes do Ensino Superior e tem o objetivo de propagar valores como tolerância, diálogo e cidadania, através da simulação de comitês das Nações Unidas e outros órgãos diplomáticos. Também proporciona o aprendizado de temas com relevância social, política, econômica e ambiental, além de aperfeiçoar as habilidades de retórica, argumentação, negociação e trabalho em grupo. 

Cada participante representará um dos 193 países e terá a oportunidade de discutir questões referentes aos Direitos Humanos. Entre os dias 8 e 11 de julho serão realizadas as simulações de reuniões dos comitês da ONU, também na POLI. As reuniões simuladas terão os seguintes temas:

United Nations Security Council (discussão em inglês)
Tema: “Peace Mission in the post-Cold War World Order: the Libyan Civil War”

Comitê para o Desarmamento e Segurança Internacional (DSI)
Tema: Estado Islâmico e a estabilidade do sistema internacional.

Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU)
Tema: As negociações da Agenda Pós-2015 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC)
Tema: A Crise de Abastecimento Interno de Alimentos na África.

Organização Mundial do Comércio (OMC)
Tema: Rodada Doha: Genebra 2004.

Organização Mundial de Saúde (OMS)
Tema: O surto de Ebola e investimento em saúde no continente africano.

Comissão sobre o status da Mulher (CSW)
Tema: Boko Haram e a situação de violência contra mulheres na Nigéria.

Conselho de Direitos Humanos (CDH)
Tema: Imigração e suas barreiras: desafio da promoção de direitos humanos para imigrantes no século XXI.

FOTOS
Credito: Fernando Pereira/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6


 


Veja a programação completa do evento no site do SPMUN.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn