Notícia na íntegra

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014 | Horário: 12:51
Compartilhe:

Ana Estela Haddad apresenta São Paulo Carinhosa em Cidade Tiradentes

A primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, apresentou nesta quinta-feira (23) as ações do programa São Paulo Carinhosa para mães e educadoras de Cidade Tiradentes, zona leste. A região, por seus indicadores sociais, é uma das áreas prioritárias das iniciativas, voltadas a crianças de 0 a 6 anos. O evento aconteceu no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.



“Nós levantamos os dados e Cidade Tiradentes é uma área de atendimento prioritário. É um território que tem mais infância e mais vulnerabilidade. O centro da cidade é mais envelhecido e economicamente mais privilegiado. Nas zonas sul e leste temos as famílias mais jovens e que ainda estão começando a vida, com mais dificuldades”, afirmou Ana Estela Haddad.



Em Cidade Tiradentes vivem 35 mil crianças de 0 a 9 anos. No Cadastro Único para Programas Sociais, a região registra 5.844 famílias em vulnerabilidade que têm crianças de 0 a 6 anos.



As atividades começaram nesta manhã com uma visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomás Galhardo, onde Ana Estela conheceu o projeto de horta e educação alimentar desenvolvido pelos educadores para incentivar que os estudantes desenvolvam hábitos alimentares saudáveis.



Em seguida, Ana Estela conheceu as instalações do centro cultural, que possui uma biblioteca com mais de 16 mil livros e DVDs, cinema com 160 lugares, telecentro, espaço expositivo e salas para oficinas e cursos.



A conversa aconteceu no teatro do equipamento e contou com a presença de mães, profissionais de saúde e de 60 coordenadoras de Centros de Educação Infantil e Escolas Municipais de Educação Infantil. Durante o evento, Ana Estela apresentou informações sobre o processo de formação neurológica das crianças na primeira infância. O objetivo é oferecer subsídios para que os educadores, em diálogo com os pais, desenvolvam ações de proteção à primeira infância.



O estudante Alice Pereira Rocha, 20 anos, participou da conversa com sua filha Luisa, de 4 meses. “Aqui no bairro, no atendimento nas UBSs estão sendo incentivados o parto humanizado, formação de vínculo, aleitamento materno, alimentação saudável. Temos barreiras a serem vencidas, mas as informações estão chegando”, conta Alice, que mora na área próxima ao centro cultural.



Foram também apresentadas ações do programa São Paulo Carinhosa, como o evento Ser Mãe em São Paulo, que aconteceu em maio de 2013, na região central, além de iniciativas de acolhimento e atendimento a crianças em abrigos, em cortiços e em famílias de refugiados da Síria.



São Paulo Carinhosa


O Programa São Paulo Carinhosa é a política municipal voltada para a primeira infância e tem por objetivo defender o desenvolvimento das crianças. O programa já nasce inovador ao traçar diretrizes na proteção integral dos pequenos com ações no plano de educação alimentar, moradia, saúde e atividades infantis em espaços públicos com foco em aprendizagem e sustentabilidade.



As ações do programa são desenvolvidas em parceria com 14 secretarias municipais desde agosto de 2013 [. No total, 900 mil crianças de 0 a 6 anos vivem na Capital, sendo 3 mil crianças em situação de abrigamento.



#GabineteAberto


A primeira-dama de São Paulo, Ana Estela Haddad, também participou nesta quinta-feira (23) de uma conversa sobre políticas públicas para a primeira infância na cidade, pela São Paulo Aberta, plataforma da Prefeitura de São Paulo criada para estimular e disseminar o governo aberto na capital. A proposta é realizar no Centro Cultural São Paulo um debate qualitativo sobre a criança em São Paulo. O debate conta com a presença do repórter Pedro Alexandre Sanchez, do Farofáfá, Lourdes Nassif, do jornal GGN.



Imagens para download:
Crédito: Luiz Guadagnoli / Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn