Notícia na íntegra

Quinta-feira, 6 de Outubro de 2016 | Horário: 20:00
Compartilhe:

Aplicativo desenvolvido no MobiLab da Prefeitura ajuda idosos e pessoas com deficiência a encontrar vagas de estacionamento

Parknet disponibiliza a localização das mais de três mil vagas reservadas da cidade, com a possibilidade de traçar rotas até o local de estacionamento desejado. Saiba como utilizar
1428433-Lançamento do aplicativo Parknet

O aplicativo Parknet, desenvolvido por uma das startups que integram a primeira edição do programa de residência do Laboratório de Mobilidade Urbana da Cidade de São Paulo (MobiLab), está ajudando idosos e pessoas com deficiência da cidade de São Paulo a encontrar vagas de estacionamento reservadas em vias públicas.

O aplicativo não apenas disponibiliza a localização das mais de três mil vagas existentes para esse público, mas também a possibilidade de traçar rotas até o local de estacionamento desejado. A ferramenta digital permite que os usuários notifiquem a existência de vagas ainda não mapeadas e também façam denúncias dos locais ocupados irregularmente. O app está disponível para download no sistema operacional Android e foi lançado no início de setembro.

Veja o passo-a-passo sobre como utilizar o aplicativo

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital paulista possui 2,7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que 810 mil pessoas com deficiências mais severas. Para grande parte dessa população, é de extrema importância que existam espaços reservados que facilitem a locomoção e a segurança. O Decreto Federal 5.296 de 2004 e a Lei nº 13.146 de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão – LBI) definem a reserva de 2% dos locais de estacionamento a pessoas com deficiência.

Para utilizar esses espaços no município é necessário possuir o Cartão DeFis-DSV. Só podem solicitar este documento pessoas com deficiência física ambulatória nos membros inferiores ou autônoma (decorrente de incapacidade mental), com mobilidade reduzida temporária com alto grau de comprometimento, com deficiência visual e com dificuldade de locomoção. Os usuários que se encontram nessas condições devem comparecer ao DSV – Autorizações Especiais, com a documentação necessária, informada no site da Secretaria Municipal de Transportes.


Residência MobiLab
O Residência MobiLab abriga oito startups que, com apoio tecnológico e dados oferecidas pelo laboratório, desenvolvem soluções tecnológicas com potencial de impacto positivo nos desafios relacionados à melhoria da mobilidade urbana na cidade. As inscrições para a segunda edição foram abertas em setembro e irão até o próximo domingo (9). Serão selecionadas até dez startups.

As inscrições podem ser feitas pelo site. O processo de seleção contará com duas etapas: na primeira, uma comissão julgadora selecionará até 16 startups finalistas para apresentarem seus projetos; na segunda etapa, a partir destas apresentações, a comissão selecionará até dez startups residentes.

As iniciativas desenvolverão seus projetos dentro do espaço de coworking do MobiLab por seis meses, onde terão acesso a um programa de mentoria personalizado, dados de mobilidade, apoio técnico e, para as startups que cumprirem as metas, certificado de participação no programa. Não será concedida bolsa ou qualquer outro desembolso financeiro aos residentes.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn