Notícia na íntegra

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019 | Horário: 16:16
Compartilhe:

Arena Bela Vista: esporte na formação de crianças

Após revitalização feita pela Prefeitura, frequência do espaço passou de 170 para 330 crianças na região central da cidade

“Aqui não queremos fazer jogadores. Queremos construir seres humanos”. A definição é de Antônio Carlos Pereira Lima Júnior, de 39 anos, responsável pelos treinos de futebol que acontecem na Arena Bela Vista, quadra localizada nos baixos viaduto Júlio de Mesquita Filho, na região central da cidade.

O espaço foi revitalizado pela Prefeitura no final de 2018, por meio da Secretaria Municipal de EsportesForam investidos R$ 330 mil nos reparos, oriundos do Fundo Municipal de Esportes.

“Depois da reforma, aumentou muito o número de pais interessados em colocar os filhos para praticar futebol. Hoje temos 330 crianças inscritas, entre 4 e 17 anos de idade”, diz Antônio Carlos, que encontrou no projeto uma forma de mudar a própria vida e também a dos jovens do bairro.

Improviso recreativo

A ideia de transformar a área sob o viaduto em quadra nasceu da necessidade de criar espaços para práticas esportivas. Antonio frequentava com o pai, nas décadas de 1980 e 1990, quadras que existiam no bairro. “Depois, as escolas começaram a fechar nos finais de semana. Houve uma época em que nos divertíamos numa quadra ao lado da Câmara Municipal, mas ela também ficou desativada por muito tempo”, lembra.

A primeira etapa para a criação da Arena Bela Vista foi convencer a população em situação de rua que ficava na área a desocupar o local, e depois fazer a pintura da quadra. “Um amigo nosso, Wilson Galdino, comprou as traves e passamos a usar tapetes improvisados para o gramado”, diz Antonio Carlos. Ele acreditava que o espaço seria ocupado por jovens e adultos, aos finais de semana, e se surpreendeu quando começaram a aparecer crianças.

Na mesma época, Pereira procurava um local de treinamento para o filho Lucas, de 7 anos e, após se deparar com uma cobrança de R$ 300 mensais em um tradicional clube da capital, decidiu conversar com um ex-jogador que ministrava treinamentos gratuitos a jovens nas quadras do Ibirapuera. Era Gilson Souza Santos, que foi das categorias de base do Flamengo.

“O Gilson acabou vindo para a nossa quadra improvisada e passamos a treinar os garotos, inclusive meu filho”, conta Antonio Carlos. Mais tarde, Lucas ganhou bolsa para treinar na escola particular Chute Inicial, na Mooca. O pai levava o filho, observava o treinamento e a rotina realizados e, junto com Gilson, usava as mesmas ideias na Arena Bela Vista.

Após o aumento na procura por parte das crianças e o contato com a Secretaria de Municipal de Esportes (SME), a dupla de treinadores conseguiu o orçamento para melhorar a quadra, que ganhou nivelamento, grama sintética, novas traves e alambrado, tudo entregue em dezembro de 2018.  

“Ficou mais seguro, melhorou a iluminação e houve aumento na propaganda boca a boca. Por isso aparecem muitas crianças interessadas”, diz Antonio Carlos, que se especializou em cursos gratuitos na Universidade do Futebol e se dedica integralmente à Arena. “O projeto se sustenta de doações e colaborações. Temos parceria com a lavanderia que lava os uniformes doados por atletas profissionais de basquete como Eddy, do Clube Paulistano, e Damiris Dantas, da Seleção Brasileira. Algumas pessoas da região que utilizam o espaço costumam deixar bolas novas e se oferecem para pagar a arbitragem dos eventuais torneios nos finais de semana”, completa Antonio Carlos.

“A ampliação de espaços acolhedores e seguros para crianças nas áreas de esporte e lazer é prioridade na Secretaria. Estamos preparando um programa, que será lançado em meados de maio,  voltado para a primeira infância, em que crianças de até seis anos de idade serão atendidas por profissionais capacitados em áreas exclusivamente destinadas a elas nos centros esportivos e com atividades que garantam seu pleno desenvolvimento psicomotor”,  declarou o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr.

O time Arena Bela Vista foi campeão invicto na Taça Zico, em 2018, na categoria Sub 9. As crianças cresceram e, ao que tudo indica, os adversários da Sub 11 terão trabalho na edição de 2019.

O espaço é cedido à Associação Novolhar, que fica no mesmo bairro, para que ofereça atividade esportiva às crianças e aos adolescentes acolhidos. Como se vê, a vida das crianças no entorno da Arena Bela Vista melhorou bastante com as iniciativas de Antonio Carlos, Gilson e de outros colaboradores do projeto.

“E vamos mudar mais. Recentemente, uma pesquisa apontou a Bela Vista como 3º ou 4º bairro em índice de criminalidade. Vamos mudar essa realidade por meio das crianças”, finaliza Antonio Carlos.  

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn