Notícia na íntegra

Domingo, 4 de Janeiro de 2015 | Horário: 06:57
Compartilhe:

Árvore cai sobre casas e córrego transborda em Pirituba

* Atualizada às 11h55


As chuvas que atingiram a cidade neste sábado (3) provocou o transbordamento do Córrego do Fogo, no Jardim Rincão, em Pirituba, na zona norte. Cerca de 300 casas foram atingidas pelo alagamento. 

Um grupo de moradores protestou contra o alagamento, atirou pedras e ateou fogo em um ônibus, o que provocou o corte na energia elétrica da região. 

Devido ao protesto, a equipe da Defesa Civil que foi ao local para auxiliar as famílias se retirou e só voltou às 22h, quando foi realizada uma reunião com líderes da comunidade para avaliar os estragos e definir o auxílio. 

Com os líderes, ficou acordado que equipes da subprefeitura retirariam os entulhos deixados pela enchente e equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social atuariam no cadastramento das famílias. Meia dúzia de pessoas, entretanto, se opôs ao acordo e impediu que o trabalho fosse realizado.

Com apoio da Polícia Militar, a retirada dos entulhos teve início apenas no final da manhã de domingo (4). Equipes da assistência social devem iniciar o cadastramento das famílias ainda nesta tarde, mas o trabalho deve se estender pela segunda-feira (5), com apoio do Centro de Referência de Assistência Social de Pirituba, inclusive.


Segundo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a chuva na região de Pirituba começou às 15h35, quando a zona norte entrou em estado de atenção. Segundo a Defesa Civil, o Córrego do Fogo começou a transbordar por volta das 16h e retornou ao leito normal por volta das 19h. Equipes da subprefeitura já foram acionadas para retirar o entulho e fazer a limpeza da região atingida.

Segundo o CGE, choveu 6,2 mm neste sábado em Pirituba. 

 

Árvore

Uma árvore de cerca de 30 metros de altura e um metro de diâmetro, segundo a Defesa Civil, caiu neste sábado (3) sobre sete casas de madeira construídas em uma área particular invadida há cerca de um ano localizada na rua Antonio de Nápole, em Pirituba, na zona norte. Uma outra casa foi atingida em parte e continua em pé, mas a água e o barro levaram os móveis.

Duas pessoas, uma criança e um adulto, foram levadas ao Hospital das Clínicas em estado grave. Outras três pessoas foram levadas para o Hospital Geral de Taipas.

A Defesa Civil ofereceu abrigo, mas as famílias preferiram ir para casas de amigos e parentes. Elas foram inscritas no Cape (Coordenadoria de Auxílio Permanente) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e receberam cesta básica e kit higiene. Também foram distribuídos 35 colchões e cobertores.

Neste domingo (4), equipes da Subprefeitura de Pirituba vão cortar o tronco da árvore para que as famílias possam retirar seus pertences e documentos.  A remoção completa do tronco está programada para segunda-feira (5).
collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn