Notícia na íntegra

Segunda-feira, 2 de Março de 2020 | Horário: 11:36
Compartilhe:

Assédio: movimento "Não é Não" faz 42.900 abordagens no carnaval

Campanha da Prefeitura aplicou tatuagens contra o assédio moral e sexual; Anjos do Carnaval fizeram 104 encaminhamentos às tendas.

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania e Cultura, informa que que, ao longo dos dias do Carnaval de Rua 2020, desde o pré-carnaval ao pós-carnaval, houve um total de 42.900 abordagens com aplicação das tatuagens e adesivos da campanha de sensibilização contra o assédio "Não é Não".

Entre os dias 15 de fevereiro e 1° de março, a equipe das Tendas de Acolhimento – formada por psicólogas, advogadas, assistentes sociais e voluntárias - realizou 18.950 atendimentos. Deste total, 400 foram atendimentos de vítimas de agressão, 270 de assédio, 115 de racismo, 332 de crianças desaparecidas e 115 casos de LGBTQfobia. Em 25% dos casos foram feitos registros de ocorrência policial com a vítima sendo assistida pela equipe de acolhimento durante todo o processo.

Dos 332 casos de menores sem a companhia do responsável, 327 foram solucionados no próprio dia e 5 foram encaminhados aos cuidados do Conselho Tutelar. Outros atendimentos foram realizados para outros fins, retirada de preservativos, pedidos de informação e atendimento a pessoas alcoolizadas.

Quanto às ações dos Anjos do Carnaval e encaminhamento para as Tendas de Acolhimento, no pré-Carnaval (15 e 16) foram 50 abordagens, no dia 23 houve 27 atendimentos nas tendas sem encaminhamentos mais graves, apenas de orientação aos foliões. No dia 24, foram 17 atendimentos levados à tenda e intermediados pelos Anjos e, no dia 25, foram 10 atendimentos. No total: 104 atendimentos dos Anjos. Foram distribuídas 101 pulseirinhas de identificação infantil em todo o período de carnaval.

A ação feita por meio de parceria com o site Catraca Livre e UGT - Sindicato dos Comerciários, tem como objetivo conscientizar e prevenir o assédio no Carnaval, por meio da sensibilização da população.

Em outra frente de trabalho, nos 4 dias de carnaval, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, distribuiu 7.500 leques e 3.100 adesivos da campanha de sensibilização #RacismoNão! Blackface Não!

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn