Notícia na íntegra
Av. Cruzeiro do Sul ganha primeiro trecho de ciclovia
A avenida Cruzeiro do Sul, zona norte, ganhou neste sábado (19) seu primeiro trecho de ciclovia, instalado no canteiro central da via ao longo de 700 m. O percurso inaugurado passa pelo metrô Carandiru e pelo Parque da Juventude, dando acesso à escola técnica e aos equipamentos culturais do parque.
A ciclovia foi instalada na avenida entre a rua Cel. Antônio de Carvalho e a av. Gen. Ataliba Leonel. Segue o modelo adotado para a instalação das vias para ciclistas na cidade, com sinalização pintada no solo, elementos de segregação e semáforos específicos. Com esse novo trecho, São Paulo passa a contar com 10,5 km de ciclovias criados nesta gestão municipal.
Segundo o secretário Jilmar Tatto (Transportes), a ciclovia inaugurada será estendida e terá conexões com o metrô Santana e com o metrô Tucuruvi, pela avenida Ataliba Leonel. “Então teremos três conexões com o metrô. Vamos também dar continuidade para fazer a conexão com a região central, pela rua da Cantareira”, explicou Tatto.
A instalação da ciclovia na região acontece em parceria da Secretaria de Transportes com a Subprefeitura de Santana/Tucuruvi. A obra completa na avenida Cruzeiro do Sul está orçada em R$ 1,02 milhão. “O projeto de extensão está pronto. Até o final do ano esperamos terminar a complementação até Santana”, afirmou o subprefeito de Santana/Tucuruvi, Carlos Candella.
A segurança da via foi elogiada pelos ciclistas “Está boa a sinalização, tranquilo de circular e os semáforos estão mais próximos de onde o ciclista para, o que ajuda a visualizar”, avaliou o professor Alex Gomes, 35 anos. Ele usa a bicicleta todos os dias como meio de transporte, juntamente com o transporte público.
Além da ciclovia, o canteiro central recebeu um novo paisagismo, reforço de iluminação e um caminho para pedestres. A ciclovia passa pelos grafites do Museu Aberto de Arte Urbana, pintados por quase 60 artistas nas pilastras que sustentam o trecho elevado da Linha 1-Azul do Metrô. A reforma da área é uma demanda antiga de moradores e comerciantes do bairro.
O Programa de Metas 2013- 2016 prevê que a cidade deverá ter até 2016 uma rede de 400 km vias cicláveis (meta 97). Segundo Tatto, técnicos da secretaria estão avaliando percursos mais adequados para a expansão das ciclovias na cidade. No início de 2014, a cidade contava com apenas 63 km.
Novas ciclovias
Desde junho de 2014 já foram ativados mais cinco trechos de ciclovia:
• 1ª. Ativação: Largo do Paiçandu até a Sala São Paulo (Centro Cultural Júlio Prestes), com 1,4 km abertos em 07/06;
• 2ª. Ativação: Av. Eliseu de Almeida, entre as ruas Santa Albina e Camargo, com 2,1 km entregues em 14/06;
• 3ª. Ativação: Av. Escola Politécnica, entre a Praça César Washington de Proença e a Av. Prof. Luciano Mello Moraes (Portaria 2 da USP), com 1,7 km inaugurados em 20/06;
• 4ª. Ativação: Partindo da Rua Mauá com Rua do Triunfo, pelas avenidas Duque de Caxias e São João até o Largo do Arouche, de onde bifurca para a Praça da República e o Terminal Amaral Gurgel, com 2 km de extensão total abertos em 1º/07;
• 5ª. Ativação: Partindo da Sala São Paulo (Estação CPTM Júlio Prestes), pela Al. Cleveland, Al. Nothman e Rua Guaianases, proporcionando integração com o Terminal Princesa Isabel, num percurso com 2,6 km deflagrados em 18/07.
Imagens para download:
Crédito: Cesar Ogata / Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk