Notícia na íntegra
Avenida Radial Leste ganha túnel no Complexo Viário de Itaquera
O túnel que passa sob a avenida Radial Leste foi aberto ao tráfego de veículos na manhã desta terça-feira (29). A obra, que integra o Complexo Viário de Itaquera, vai aumentar a fluidez do principal acesso à zona leste e é um dos legados da Copa do Mundo para a região. Chamado de “mergulhão”, o túnel fica em frente à estação Corinthians-Itaquera do Metrô e da CPTM e da Arena Corinthians, que receberá o jogo de abertura do mundial. Ele elimina a necessidade de semáforo e separa trânsito local e o tráfego expresso.
“Este mergulhão vai beneficiar 85% dos veículos que passam por aqui, com três pistas em cada sentido. Significa uma mobilidade muito melhor para a zona leste, novos acessos e também oportunidades de empregos e renda”, afirmou o prefeito Fernando Haddad em visita nesta manhã ao novo túnel.
As obras do complexo viário de Itaquera são realizadas por meio de um convênio, com investimentos de R$ 397,9 milhões do estado e R$ 150,6 milhões do município. A passagem em desnível entregue tem 500metros e recebe tráfego sentido bairro e sentido centro. “Tínhamos aqui uma passagem em nível com semáforo. Então a Radial Leste parava para o trânsito local. Com o túnel, quem está na Radial agora passa direto”, disse o governador Geraldo Alckmin, que também acompanhou a visita.
O complexo viário terá mais duas novas avenidas: a ligação Norte-Sul, no trecho entre as avenidas Itaquera e José Pinheiro Borges, e a articulação da Ligação Norte-Sul com a avenida Miguel Inácio Curi. Também estão entre as obras a construção de duas alças de acesso entre a avenida Jacu-Pêssego e a Nova Radial. Uma rotatória e o alargamento de pista no cruzamento da Miguel Inácio Curi com a avenida Engenheiro Adervan Machado fazem ainda parte do pacote de obras, que são realizadas pela Dersa.
As intervenções na área próxima ao estádio serão entregues ao longo do mês de maio. “Até setembro vamos terminar também a ampliação do Terminal de Itaquera e a construção das alças da avenida Jacu Pêssego, que vão facilitar o acesso de Itaquera ao aeroporto de Guarulhos”, explicou Haddad. Com a intervenção da Prefeitura, o terminal de ônibus aumentará a capacidade em 40%.
“O nosso objetivo com estas obras viárias e com a lei de incentivo é atrair empresas para uma região que tem 4 milhões de habitantes”, afirmou Haddad. Somente as obras viárias já geraram 2.000 empregos diretos e 5.000 indiretos. A região também recebeu em janeiro de 2014 isenção fiscal de 20 anos para a instalação de empresas do setor de serviços, o que deve gerar mais de 50 mil empregos na área do Polo Institucional de Itaquera. No local haverá ainda um centro cultural, museu, fórum, novas escolas e universidade.
Legado
O polo institucional de Itaquera será um novo espaço público, que concentrará serviços públicos e um centro empresarial. Os equipamentos serão distribuídos em uma praça com 16.500 m2 de área verde e 334 árvores. O objetivo do polo é aumentar a oferta de empregos na zona leste, que abriga 35% da população de São Paulo, mas apenas 16% da oferta de postos de trabalho. Somente na subprefeitura de Itaquera vivem atualmente 524 mil pessoas.
O polo receberá instituições de ensino para a qualificação da mão de obra da região. Os estudantes terão como opção unidades da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), da Escola Técnica Estadual (Etec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Obra Social Dom Bosco. O local abrigará ainda um Parque Tecnológico, com incubadora e laboratório.
Mobilidade
Além das obras viárias do complexo de Itaquera, a Prefeitura investe em melhorias de mobilidade em toda região. Os usuários de ônibus serão beneficiados com as intervenções no Terminal de Itaquera, que terá um novo edifício administrativo e mais 8 mil m² de área até junho, e mais 10,5 mil m² depois da Copa. A reforma beneficiará 150 mil pessoas que passam diariamente pelo local. O entorno do terminal também vai ter a via de acesso lateral duplicada, na área junto ao Shopping Itaquera.
Para a circulação de pedestres, será construída na área próxima ao metrô a maior passarela de São Paulo, ligando as alas Norte e Sul de Itaquera e dando acesso aos serviços públicos da região. A acessibilidade das calçadas também recebeu investimentos na avenida Campanella, entre a avenida Nova Radial a rua Alexandre M. Moraes; na rua Ken Sugaya, da rua Américo Salvador Novelli até a rua Colonial das Missões; e na rua Américo Salvador Novelli, a partir da rua Heitor até à rua Ken Sugaya.
As ruas do bairro também foram renovadas, com mais de 3,4 km de recapeamento. Foram beneficiadas a avenida Itaquera e as ruas Harry Dannenberg, Itapitanga e Boleeiro.
As obras incluíram ainda a revitalização de treze áreas de lazer na região, com reforma de passeios, iluminação, ajardinamento e instalação de mobiliário como mesas, bancos e playgrounds. Receberam melhorias as praças Augusto Domingues Alves Maia, Jandaíra, Vila Bandeirantes, Frei Julião Romero, Musgo de Flor, Luís Francisco Morgado, Barra do Figueiredo, Carlos Machado, Alfredo Brenner e praça das Professoras.
Copa do Mundo
Uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, São Paulo receberá seis partidas, uma delas a abertura no dia 12 de junho entre Brasil e Croácia. A cidade será sede de quatro jogos da primeira fase, um jogo de oitavas de final, que acontecerá no dia 1º de julho, e uma semifinal, no dia 9 do mesmo mês.
A Capital contará com a Fan Fest no Vale do Anhangabaú e cinco eventos de exibição pública de jogos em pontos distintos da cidade. Esses eventos paralelos deverão reunir até 120 mil pessoas. Estima-se que a Copa do Mundo trará um acréscimo de R$ 30 bilhões no PIB da cidade ao longo de 10 anos.
Fotos para download:
Crédito: Fábio Arantes / Secom
Foto 1 l Foto 2 l Foto3 l Foto 4 l Foto 5 l Foto 6 l Foto 7 l Foto 8
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk