Notícia na íntegra
Capital disponibiliza novo autoteste com fluido oral para detecção de HIV
A Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece uma nova forma de testagem para o HIV. A nova tecnologia, somada à estratégia de prevenção combinada, amplia a testagem e oferece maior autonomia e privacidade para a população paulistana. Além da agilidade no momento da coleta, os novos testes permitem a divulgação do resultado entre 20 e 30 minutos .
O autoteste para HIV está disponível nas 26 unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, nas unidades municipais de saúde, que são referência para hormonização de pessoas trans, e em algumas organizações parceiras da Secretaria Municipal da Saúde.
O kit é composto por um swab (tipo de cotonete), um tubo com o líquido e por uma tira reagente, além de um suporte com orientação para a leitura do resultado. O teste detecta a presença de anticorpos, podendo detectar o vírus após o período da janela imunológica, ou seja, de 30 a 90 dias após o contágio.
O novo insumo também será disponibilizado em atividades extramuros e em locais que concentram as populações mais vulneráveis (gays e homens que fazem sexo com outros homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres transexuais e travestis) e prioritárias (jovens e população negra) para a prevenção do HIV.
Caso o resultado seja positivo, o usuário deve procurar um serviço da RME para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Veja aqui os endereços onde os autotestes serão disponibilizados
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk