Notícia na íntegra
Capital lança a 7ª edição do Samba com as Mãos

A Prefeitura de São Paulo, por meio Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), lançou neste domingo (29), na quadra da Mancha Verde, a 7ª edição do Samba com as Mãos. A ação, que traduz sambas-enredo em Libras, é realizada em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP).
O prefeito Ricardo Nunes destacou que mais de 100 mil pessoas surdas ou com deficiência auditiva vivem na cidade de São Paulo. “O carnaval de São Paulo vai ser o maior carnaval do Brasil e poder fazer as ações pensando em inclusão é fundamental”, disse.
Buscando incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva, a iniciativa, que teve sua estreia em 2016, disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo. A novidade deste ano é que o Grupo de Acesso I também foi inserido no projeto.
Ao todo foram 22 sambas traduzidos com o apoio de integrantes das agremiações, intérpretes de Libras e surdos. As gravações aconteceram no início deste mês em um estúdio montado na SMPED.
Antes da etapa de gravação, houve a fase de pesquisa e interpretação com um estudo e empenho específico nesse tipo de tradução já que os sambas-enredo muitas vezes usam palavras de origem africana e ditos populares, exigindo do tradutor um trabalho em conjunto com o autor da letra para que nada se perca e o contexto se mantenha. O projeto é acompanhado por surdos até a sua conclusão.
Agora os vídeos com as traduções passam a ser divulgados nas redes sociais da SMPED (Instagram e Facebook). A playlist completa estará disponível no canal Inclusão SP (Youtube). O objetivo é que até o dia dos desfiles a comunidade surda já tenha acesso a todos os conteúdos.
O Carnaval de São Paulo 2023 também vai contar com audiodescrição nos desfiles das escolas do Grupo Especial e Grupo de Acesso I, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk