Notícia na íntegra

Quinta-feira, 6 de Junho de 2019 | Horário: 13:27
Compartilhe:

Capital sediará campeonato mundial de skate

Modalidade Park CBSk e plataforma STU trazem para o Brasil o principal campeonato mundial de skate Park de 2019 para a classificação olímpica
1598414-Coletiva de Imprensa sobre Lançamento do WS Park Skateboarding World Championship

A cidade de São Paulo sediará, de 10 a 15 de setembro de 2019, o World Skate Park Skateboarding World Championship, campeonato mundial de skate na modalidade Park, que faz parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Serão 200 atletas da elite do skate internacional, nas categorias feminino e masculino, consolidando o país como protagonista da cena esportiva mundial.

“Conseguir trazer esta etapa para o Brasil é muito importante para estimular mais construções de pista e a adesão de mais skatistas, que começam a andar. Vamos fazer este evento acontecer porque chegou a hora ”, disse o campeão e presidente da Confederação Brasileira de Skate, Bob Burnquist.

Esta será a primeira vez que o evento acontece no Brasil. A previsão é que ele seja realizado no Parque Estadual Cândido Portinari, gratuito para o público, e contará com uma programação completa de cultura urbana, incluindo música, arte, moda e gastronomia com a essência do STU, atraindo os olhares de todo o planeta para a capital paulista.

Durante o anúncio do evento, realizado nesta quinta-feira (6) no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul, o prefeito Bruno Covas destacou a importância da modalidade para a cidade.

“A cidade de São Paulo se orgulha por receber este evento, por sua vocação. Nós temos 9 milhões de skatistas em todo o Brasil e mais de um milhão apenas aqui no município. Por isso também é importante não apenas criarmos a infraestrutura para a prática do esporte, mas também incentivar eventos como este, que colocam a nossa cidade e o nosso estado em um roteiro mundial de skate. Eu tenho certeza que em pouco tempo, da mesma forma que os ingleses se orgulham de como praticamos futebol, os californianos também irão se orgulhar dos brasileiros que praticam o skate nas competições mundo afora”, disse Covas.

O mundial é o primeiro e mais importante campeonato de skate Park no ano de 2019, pois dará 80 mil pontos aos vencedores, ou seja, a pontuação máxima válida para a corrida olímpica.  Inédita no Brasil, a iniciativa é um marco para o skate nacional e fomenta o calendário de competições nas modalidades Park e Street.

“Desde que iniciamos a caminhada à frente da CBSk temos trabalhado muito em prol do skate nacional. O primeiro circuito Brasileiro de Park e Street, a primeira seleção brasileira da história e a realização da Street League no Rio são algumas dessas conquistas. O Mundial de Park é mais uma vitória desse processo que demonstra confiança da World Skate no trabalho que temos desempenhado. Nossos atletas sempre estiveram entre os melhores do mundo. Agora, reafirmamos nossa luta para alcançar esse mesmo patamar de excelência na organização do esporte", afirma Eduardo Musa, vice-presidente da CBSk.

Já Yndiara Asp, grande nome brasileiro da modalidade Park, valorizou mais uma oportunidade de ver o skate feminino crescendo e se desenvolvendo.  “O skate feminino vem evoluindo muito, hoje já temos muito mais meninas andando. Espero que esse Mundial incentive mais ainda e aumente o nível do skate nacional. Até lá vamos ter vários eventos antes, vai ser um ano bem na pegada e esse torneio vai ser o maior do ano. Já conheço a pista, é uma das melhores do Brasil, então vamos pra cima. Muito skate no pé e alegria”, resumiu Yndiara.

A cerimônia de lançamento oficial do World Skate Park Skateboarding World também contou com a presença do governador João Doria, do vice-presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), Eduardo Musa, do presidente da World Skate, Sabatino Aracu, do secretário estadual de Esportes, Aldo Ferreira, do idealizador do campeonato, Diogo Castelão e do gerente de Patrocínios da Oi, Bruno Cremona.

 “Este campeonato mostra a importância do skate para o Brasil e para São Paulo.  Eu não tenho dúvida que este campeonato vai produzir, revelar e confirmar grandes atletas do skate em Tóquio um momento histórico, incentivando a prática da modalidade”, disse o governador João Doria.

Skate na capital
Durante o evento, o prefeito Bruno Covas lembrou a inauguração de espaços para a prática do skate, como a pista de 2.170m² entregue em maio deste ano no Parque do Chuvisco, na Zona Sul, e pediu a colaboração de vereadores e da iniciativa privada para incentivar a manutenção e recuperação de outros espaços.

“Das 160 pistas de skate que temos espalhadas no município, apenas 70 estão novas ou em boas condições. A nossa meta é tentar recuperar essas 90 que ainda não estão em condições de uso, seja com parceiros privados, seja com recursos da própria Prefeitura ou de outros parceiros para que possamos ter mais equipamentos por toda a cidade”, disse o prefeito.

Para fomentar políticas públicas voltadas a prática da modalidade, a Secretaria Municipal de Esportes (SEME) conta com o Conselho Municipal do Skate, que possui figuras notáveis do segmento para a realização de planejamento estratégico, organização de calendário de eventos e obras voltadas para a prática do esporte.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn