Notícia na íntegra

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014 | Horário: 13:47
Compartilhe:

Carrão ganhará unidade da Rede Hora Certa e UPA 24h

A Vila Carrão, na zona leste da cidade, receberá um Hospital-Dia da Rede Hora Certa e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. As unidades deverão ser instalados em um antigo hospital do bairro,  localizado na avenida Carrão. A estimativa é que o atendimento inicie em 2015. Anúncio foi feito em encontro nesta quinta-feira (24) do secretário José de Filippi Jr. com a população na subprefeitura de Aricanduva.



Segundo o secretário Filippi, a região do Carrão e Aricanduva atualmente não conta com nenhum tipo de serviço de pronto atendimento, seja estadual, municipal ou filantrópico. “É uma dívida que a cidade de São Paulo tem com esses bairros. São 500 mil habitantes, o tamanho de uma cidade como Ribeirão Preto, sem nenhum pronto-atendimento”, afirmou o secretário.



As novas unidades de saúde são uma reivindicação antiga da população da região. “Nós lutamos há 18 anos pelo ambulatório na região. Pedimos que fosse desapropriado o hospital que está há anos fechado, sendo que nós necessitávamos de um local para atendimento”, lembrou a líder comunitária Virgínia Floripes de Argelis.



No Hospital-Dia Hora Certa, os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde têm acesso a consultas com especialistas, como cardiologista, dermatologista, ortopedista e vascular. Estão disponíveis também exames, inclusive de imagem, e cirurgias de baixa complexidade, tudo em um mesmo local.



A UPA será instalada em parceria com o Ministério da Saúde. A unidade será do tipo 3, com  regime de pronto atendimento e emergência adulto e infantil 24 horas. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade, podendo ficar em observação por até 24 horas para elucidação diagnóstica e estabilização clínica ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.



Os equipamentos deverão ser instalados no antigo hospital da Vila Carrão,  localizado na avenida Carrão. Segundo a secretaria de Saúde, o imóvel de 3,4 mil metros quadrados já foi desapropriado e os técnicos da prefeitura estão avaliando as obras necessárias para colocar as unidades em funcionamento. “Nós estamos fazendo um estudo para avaliar as intervenções que serão feitas para instalar em um andar a Hora Certa e no outro a UPA. É um imóvel muito bem localizado, tem transporte perto e pode no futuro abrigar ainda outros serviços, como atendimento de saúde mental e de reabilitação”, explicou o secretário.



Com a abertura da UPA, deverão ser desafogados os prontos-socorros dos hospitais Santa Marcelina e Tatuapé, ambos na zona leste. A região também deverá receber três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integrais, que serão instaladas com a ampliação das UBSs Vila Carrão, Vila Antonieta e Jardim Guarani. Esse tipo de unidade reúne os serviços de Estratégia de Saúde da Família e Assistência Médica Ambulatorial (AMA), com atendimento agendado e de demanda espontânea, sem horário marcado, com clínico, ginecologista, pediatra e dentista.



Encontros com secretários


O evento desta manhã foi o primeiro de uma série de encontros dos secretários municipais com a população, programada para chegar a todas as subprefeituras da cidade. A ideia é aproximar a gestão das demandas e necessidades dos bairros. As reuniões devem acontecer semanalmente e deverão ser priorizadas áreas periféricas da Capital. Durante os encontros, são apresentados os investimentos previstos para a região e a população é convidada a apresentar dúvidas, reclamações e sugestões.


 


Fotos para download:
Crédito: Fabio Arantes/Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn