Notícia na íntegra
Centenário de 22: Saudosa Maloca e Baile Modernista ganham novas edições neste final de semana
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia novas atrações do projeto 22+100, celebrando o centenário da Semana de Arte Moderna de 22. Neste final de semana, acontece a 3ª edição do Baile Modernista, agora no Teatro Flávio Império, no sábado (02). No mesmo dia, a Vila Itororó recebe a terceira edição da Saudosa Maloca, combinando a história da imigração e do samba paulista, no icônico espaço da Bela Vista, que completa 100 anos em 2022.
Com o tema DO BEAT AO PASSINHO, o Baile Modernista traz para a área externa do Teatro Flávio Império uma Batalha do Passinho, com os grupos Os Maloka de SP, Imperadores da Dança e Os Amantes da Dança; o funk da festa A Perifa no Toque; o DJ MV Oliveira, que viralizou na internet após participar de uma Batalha do Passinho aos 15 anos, e que também participa da Batalha do Passinho do Baile; e o som de Wesley Gonzaga, autor do hit “Mega Pra Elas Jogar”. Em abril, outras duas edições do Baile Modernista acontecem: Dia 16, no Centro Cultural Grajaú (Zona Sul) e dia 30, na Casa de Cultura do Butantã (Zona Oeste).
A Vila Itororó recebe a terceira edição da Saudosa Maloca e promove encontros entre sambistas clássicos com representantes da nova geração. O nome do projeto remete à canção de Adoniran Barbosa, depois regravada por Elis Regina e também por Demônios da Garoa, e traz em si o espírito antropofágico do modernismo, pois une elementos da cultura italiana com as raízes culturais indígena e africana que marcam a história paulistana.
A Saudosa Maloca apresenta, também em sua terceira edição, o grupo Canto de Rei, que traz mistura de samba e de pagode; o show da cantora Raquel Tobias; uma das referências do samba berasileiro, o cantor Marquinhos Sensação; e os sets da DJ Evelyn Cristina nos intervalos. A próxima edição do projeto será realizada em 9 de abril.
Todas as apresentações são gratuitas e estão sujeitas à lotação do espaço. É necessário apresentar passaporte da vacina e é obrigatório o uso de máscara. Não é necessário retirar ingressos.
Serviço:
Saudosa Maloca Modernista
Quando: 02/04 e 09/04
Local: Vila Itororó - Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista | Tel.: 11 3253-0187
Dia 2:
15h30 e nos intervalos dos shows - DJ Evelyn Cristina
Como DJ há 22 anos, além das pistas, Evelyn Cristina atua como produtora de trilhas para vídeos, espetáculos teatrais e intervenções multimídias. Realizou inserções, abriu/encerrou shows do Racionais Mc’s, Jorge Ben Jor, Skank, Fabiana Cozza, Elza Soares, Luiz Melodia, Paula Lima, Arnaldo Antunes, Olodum, Marcelo D2, Sandália de Prata, Ludmilla, Linn da Quebrada, Havana Brasil, Tiago Iorc, Ludmilla entre outros. Evelyn é também a DJ do ritmista do bloco afro Ilú Obá de Min (grupo de percussão feminina). Há 15 anos criou o projeto Balaio Groove, iniciativa que já esteve presente nas mais diversas Mostras e Festivais de Arte no Brasil, e já passou pela França, Itália, Alemanha e Portugal. É também há 10 anos integrante do time de DJ residentes da Gambiarra a Festa Em seus sets comanda a festa com sonoridades que vão além do entretenimento. Em uma interatividade rítmica, música e memória proporcionam o encontro de várias gerações onde dialogam ritmos afetivos com reflexões etnomusicais em passeio harmônico desde o lounge, nu-jazz, indie, da soul music à eletro bossa, pelos nossos sambas, maracatu e a força do afrobeat. Além de sua potente presença enquanto DJ que atravessa a prática do playlist, seus samples misturam um repertório eclético atualizado da música de todos os tempos.
16h30 - Canto de Rei [Livre]
“Chegamos para relembrar momentos de grande emoção e vivenciar novas experiências.”
O Canto de Rei surgiu em 2015 com a vontade de fazer samba nos dias de folga, os músicos na época eram integrantes da banda Retrato Cantado do Reinaldo, o príncipe do pagode. De lá pra cá se unem com o propósito de levar o samba de altíssima qualidade e o pagode apaixonado por todo o Brasil.
18h - Raquel Tobias
Compositora, cantora e intérprete paulista de Samba. Começou sua carreira como pastora no projeto de roda de compositores Samba de Todos Os Tempos, onde atualmente é Presidente. Participou de projetos como a coletânea SP em retalho, de mulheres sambistas de São Paulo, o projeto Afrodisia, DVD de Renata Jambeiro, além de muitas outras gravações com amigos e
parceiros. É intérprete de Escolas de Samba como a Imperatriz da Sul, Extremo Sul, Lavapés, Estrela do 3o Milênio, Mocidade, e de blocos de rua como o Bloco Pagu, em São Paulo, e Blocos Toco do Moji e Borda da Mata, ambos em Minas Gerais. Foi a cantora principal do projeto Resgatando Raízes, no musical Odara e teve seu primeiro livro lançado pela coletânea Aqui tudo é
Samba – Raquel Tobias, pela Editora Kazuá. Raquel Tobias e sua intensa voz estão onde está o Samba!
19h30 - Marquinhos Sensação
Considerado como uma das referências do samba brasileiro por muitos radialistas MARCOS
CESAR DE SOUZA conhecido como MARQUINHOS SENSAÇÃO, neto de músico desde criança
recebeu a influência da música Sertaneja, Mpb e do Samba. Começou a carreira cantando em bares, restaurantes e rodas de samba na zona norte de São Paulo, a primeira apresentação ao grande público foi a convite de um ícone nacional do mundo do samba chamado JORGE ARAGÃO que influenciou diretamente na sua carreira, após este momento participando das tradicionais roda de samba da Barra Funda dentro do Camisa Verde e Branco juntamente com cinco amigos nasceu o Grupo Sensação. Foram 13 discos gravados e 11 tours nacionais. Como compositor o seu maior sucesso foi "Se o Samba Começar", música presente em todas as rodas de samba até hoje.
Baile Modernista
Baile Modernista - DO BEAT AO PASSINHO
Edição 02/abril - 14h às 20h
Teatro Flávio Império - (Área Externa)
LIVRE
14h00, 15h45 e 18h00 Perifa no Toque [Livre]
A Perifa no Toque atua como impulsionadora e produtora cultural, que visa, através da música e da informação, amplificar a cultura periférica como um todo. Com a festa, trazemos o funk para o centro, dialogando com as pessoas que circulam por ele, buscando sempre bater de frente com a criminalização do ritmo. Idealizada a partir do desejo de criar espaços de lazer, conforto, leveza e pertencimento para o favelado no centro da cidade, visto que o mesmo é enxergado apenas como força de trabalho nesta região. O funk é a nossa base e inspiração, através dele produzimos festas e projetos para disseminar, exaltar e fortalecer a música e a cultura periférica. Com o objetivo de estreitar a distância entre as margens da cidade e o centro, buscamos através do conhecimento produzido por e para os marginais, criar conexões que fomentem ferramentas para o avanço da juventude preta e periférica. Tudo isso visando a construção de novas narrativas para o consumo dessa cultura e do entretenimento.
Instagram: https://www.instagram.com/perifanotoque/
15h MV Oliveira [Livre]
MV deu início a sua trajetória com apenas 15 anos de idade viralizando com passinho de BH, onde ganhou grande conhecimento fazendo com que seu talento na dança conquistasse diversos artistas. Através do seu talento, começou a receber vários convites para participação de clipes, como do Mc Rick, Mc Danone, Dj Wesley Gonzaga, Mc L da Vinte, entre outros.
Ao longo de sua carreira foi entrevistado pela Dani Russo através da Kondzilla, onde ficou ainda mais conhecido no meio artístico.
Atualmente aos 22 anos, está ingressando na carreira de Dj onde já tem duas produções com o Mc Saci e o Mc Cyclope.
Instagram: https://www.instagram.com/djmvoliveiraoficial/
16h30 Batalha de Passinho (Imperadores da Dança / Os Maloka de SP / Os Amantes da Dança + MV Oliveira)
OBS: O DJ que irá conduzir a batalha é o Yure @yureidd
Imperadores da Dança
Criado em 2008 no Jacaré, Zona Norte do Rio, criado por Anderson Santana (conhecido como baianinho), o grupo Imperadores da Dança (IDD) é pioneiro, pois é um dos primeiros bonde (crew) do passinho do Rio de Janeiro. O grupo foi criado para fomentar e disseminar esta nova modalidade de dança . E já conta com prestígio internacional: Encerramento dos jogos Paraolímpicos de Londres em 2012, Festival Lincoln Center de Nova York em 2014, Festival de Zurich da Suíça em 2016, abertura e encerramento das Olímpiadas do Rio 2016, Ganhadores do quadro DANÇA DE GRUPO NO FAUSTÃO 2019.
Instagram: https://www.instagram.com/imperadoresdadanca/
Os Maloka de SP
Principal grupo da cidade que mantém viva a cultura do passinho. Composto por nomes importantes da internet, o grupo se propõe a mobilizar e organizar a cena de passinho da capital, realizando encontros de batalha em espaços públicos como Parque Villa Lobos, Parque Ibirapuera e calçada do Theatro Municipal. Além de proporcionar o intercâmbio de passinho entre grupos de outros estados.
Instagram: https://www.instagram.com/malokasdesp_ofc/
Os Amantes da Dança + MV Oliveira
Amantes da Dança, um dos principais grupo de passinho de BH, já dançou em vários programas de TV, foram Campeões do “10 ou mil” do Programa do Ratinho.
Instagram: https://www.instagram.com/amantes_danca/
18h30 - Wesley gonzaga
O artista, que teve seu trabalho revelado nacionalmente há alguns meses, após celebridades dançarem sua música no TikTok, celebra o sucesso dos hits mais recentes, “Mega Pra Elas Jogar” e “Sarra Nela com Fuzil na Bandolera”, que, juntas, já ultrapassaram 6,5 milhões de plays no YouTube e 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify A capital mineira é celeiro de artistas que conquistam os quatro cantos do país.
Instagram: https://www.instagram.com/djwesleygonzaga/
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk