Notícia na íntegra
Central de Interpretação de Libras faz 683 atendimentos em 2015
Com o objetivo de garantir a autonomia dos munícipes surdos, surdocegos e deficientes auditivos, a Prefeitura de São Paulo inaugurou em setembro de 2015, a primeira Central de Interpretação de Libras (CIL) da capital. Nestes primeiros meses, o local, que oferece uma mediação na comunicação com os serviços públicos da cidade, já realizou 683 atendimentos. Além disso, em 2015, os intérpretes de Libras e guias-intérpretes trabalharam 1.400 horas para ampliar acessibilidade em situações como consultas médicas e reuniões escolares.
A CIL conta com serviço de intérprete ou guia-intérprete (no caso de surdocegos) em duas modalidades. Na opção “presencial”, o solicitante deverá se dirigir até a central para que um intérprete o auxilie, por exemplo, em uma ligação telefônica a um órgão público. Na modalidade “in loco”, o usuário fará um agendamento prévio, solicitando que um profissional se dirija até o serviço público em que o atendimento é necessário. Ele então se comunicará na língua de sinais com o intérprete, que fará a tradução simultânea para o atendente do estabelecimento e vice-versa.
Segundo a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, desde maio, quando a central iniciou a fase piloto de atividades, a demanda pelos intérpretes tem aumentado. Isso porque o serviço gera autonomia e acesso à informação à população com alguma deficiência auditiva. “Acompanhamos o crescimento no número diário de agendamentos. Percebemos que o cidadão volta com novas demandas depois de uma solução efetiva. Apenas na modalidade ‘in loco’, fechamos o ano com 528 visitas de intérpretes aos órgãos e serviços”, afirma Márcia Regina Marolo, coordenadora da central.
Os profissionais na CIL foram acionados para atuar em atividades como consultas médicas e exames realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), reuniões e atividades extracurriculares para alunos de Rede Municipal de Ensino, auxílio em atendimentos da Defensoria Pública, em postos policiais, mediação nas praças de atendimento das Subprefeituras, agendamentos telefônicos e reclamações.
No primeiro semestre de 2016, entrará em funcionamento a terceira modalidade de serviço, a forma virtual, que utiliza um aplicativo em computadores, celulares e tablets conectado diretamente à central por meio da internet. Com este dispositivo on-line, o objetivo é multiplicar os atendimentos e a rapidez.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a capital possui 516 mil pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência auditiva. Destes, 120 mil são completamente surdos ou têm grande dificuldade em ouvir. Estimativas atestam ainda para a existência de 250 pessoas com surdocegueira, que apresentam dificuldades para ouvir, falar e enxergar. Para todo esse universo de pessoas, a mediação na comunicação é essencial.
O serviço conta com 18 intérpretes de Libras, três guias-intérpretes e dois profissionais surdos. O atendimento na Central funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8h às 20h. As solicitações e agendamentos podem ser feitas pessoalmente ou por telefone, e-mail e whatsapp.
Serviço:
Central de Interpretação de Libras
Rua Libero Badaró, 425, 32º andar, Centro
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h
Telefones : (11) 3913-4097 / 4095 / 4092
e-mail : agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br
Whatsapp : (11) 95088-6540
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
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