Notícia na íntegra

Terça-feira, 1 de Julho de 2014 | Horário: 11:17
Compartilhe:

Centro de São Paulo ganha mais dois quilômetros de ciclovia

O centro histórico da cidade de São Paulo ganhou nesta terça-feira (1º) mais um trecho de ciclovia. Com 2 quilômetros de extensão, a via exclusiva para bicicletas liga a Sala São Paulo, na Luz, à Praça da República, passando pelo Terminal Amaral Gurgel. O percurso se soma ao trecho de 1,4 quilômetro de ciclovia também na região central, que liga o Largo do Paiçandu à Sala São Paulo.



Com início na Rua Mauá com Rua do Triunfo, a nova ciclovia entra pela Avenida Duque de Caxias em um trajeto de mão dupla próximo à calçada, vira à esquerda na Avenida São João em direção ao Largo do Arouche, contorna o Largo do Arouche e segue pela Avenida Dr. Vieira de Carvalho, de onde, a partir deste ponto, se torna direção única pelo canteiro central rumo à Praça da República ou ao Terminal de Ônibus Amaral Gurgel.



"As pessoas precisam de alternativas ao que temos. Nós não podemos é ficar com essa situação como São Paulo estava, atrasada em tudo: no metrô, em ônibus e em ciclovia. A cidade agora está investindo em tudo isso, que é o que deveria ter sido feito nos últimos 30 anos e não foi", afirmou o prefeito Fernando Haddad, em visita técnica à ciclovia.



Também em junho, foram inaugurados outros 3,8 quilômetros no Butantã, sendo 2,1 quilômetros na Avenida Eliseu de Almeida, entre as ruas Santa Albina e Camargo, e 1,7 quilômetro na Avenida Escola Politécnica, entre a Praça César Washington de Proença e a Avenida Prof. Luciano Mello Moraes, totalizando 7,2 quilômetros de ciclovia.



Na ocasião, o prefeito explicou que não as ciclovias que serão implementadas na cidade não deve contribuir para o aumento do trânsito. "O número de faixas de rolamento permanece o mesmo. O que nós estamos aproveitando é aquela área reservada para estacionamento em local público porque local público não é lugar de estacionar, mas, sim, local para as pessoas passarem - seja o pedestre, o ciclista, o automóvel ou o ônibus", disse o prefeito, que percorreu parte do trecho da ciclovia liberada nesta terça-feira.



Segundo o o secretário municipal de Transportes, Jilmar tatto, que também acompanhou a visita técnica ao trecho, a Prefeitura está preparando um site onde os munícipes terão acesso à toda a malha cicloviária da cidade. De acordo com o secretário, o objetivo é que os paulistanos deixem de ver a bicicleta apenas como uma opção de lazer, mas como um meio de transporte.



"As pessoas devem utilizar a ciclovia como utilitário e não só uma opção de lazer. A bicicleta tem que ser tratada como um novo modal de transportes, que deve estar disponível 24 horas por dia", disse. Segundo o secretário, trechos da ciclofaixa reversível de domingo passarão a ser permanentes até o fim do ano. Devem ganhar ciclovia a Rua Vergueiro e a Avenida Paulista, por exemplo.



Expansão


No começo de junho, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, anunciou a expansão da rede cicloviária em mais 400 quilômetros de ciclovias a serem construídos até o fim de 2015. Até agora, já foram implementados 7,2 quilômetros de ciclovias. Essa nova malha se soma aos 63 quilômetros já existentes.



Com custo total de R$ 80 milhões, a proposta tem o apoio financeiro do Fundo Especial de Meio Ambiente (Fema), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. O Conselho do Fundo aprovou, no dia 11 de junho, uma verba de R$ 10 milhões para ser investida ainda este ano.



Imagens para download:


Crédito: Fábio Arantes/Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10 | Foto 11



collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn