Notícia na íntegra
Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo completa 25 anos
Nesta quinta-feira (4), o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo celebra seus 25 anos de acolhimento, inclusão e inovação na Educação de Jovens e Adultos. A Unidade Educacional faz parte da DRE Campo Limpo, e fica localizada na zona Sul da capital.
O evento terá momentos de acolhida, saraus, sorteio de camisetas, espetáculo de som e arte, lanche comunitário, show de rap e até baile black nostalgia. Também irão inaugurar uma cisterna e as luzes do jardim. Clique aqui e veja a programação completa das atividades para celebração dos 25 anos do CIEJA Campo Limpo.
“Fazer 25 anos de CIEJA-CL é um marco histórico para a EJA na cidade de São Paulo, em especial ao Capão Redondo, é a democratização do ensino misturado com arte e cultura, uma resistência”, afirma o coordenador geral do CIEJA, Diego Elias Santana Duarte.
Em 1998, o atual CIEJA era o Centro de Educação Municipal de Ensino Supletivo (CEMES). Foi em 2002 que passou a ter a atual nomenclatura. Desde o início a educadora Eda Luiz, Coordenadora Geral do CIEJA por duas décadas, teve papel fundamental na ressignificação pedagógica da unidade. Transformando a educação em dialógica não apenas com os educandos, mas com toda a comunidade. Ela também será homenageada nas atividades comemorativas.
Thiago Fijos de Souza, formador da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, da SME-SP, diz que os 25 anos do CIEJA é um marco a ser comemorado como “território de representação singular para a EJA em São Paulo, que viveu a transformação que edificou o projeto CIEJA”.
Ele relembra que “no ano de 2007, o engajamento da Professora Eda Luiz, mobilizou toda a comunidade escolar, apoiada pelos outros Centros e servidores de diversas DREs, que resistiram contra a extinção dos CIEJAs, se tornando, a partir daí, uma política pública para EJA de extrema qualidade, que inspira escolas e redes de ensino nacional e internacionalmente”.
Referência para comunidade
A escola se tornou um centro de referência para a comunidade que vê no espaço educacional um lugar de lazer, reflexão e até mesmo resolução de conflitos. Os estudantes passaram a se sentir valorizados e os resultados das avaliações melhoraram. As famílias, especialmente dos alunos com deficiência, se envolveram com a escola e conseguem lidar melhor com o processo de aprendizagem de seus filhos.
Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica destinada a jovens e adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso e/ou não concluíram o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano). A EJA na cidade de São Paulo, possui cinco formas de atendimento, sendo: EJA Regular; EJA Modular; MOVA SP (Movimento de Alfabetização); Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA ) e Centro Municipal de Capacitação e Treinamento (CMCT).
Acesse a página da Secretaria Municipal de Educação e saiba mais.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk