Notícia na íntegra

Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2023 | Horário: 16:53
Compartilhe:

Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Paulo Emílio Vanzolini faz formatura para 210 estudantes

Alunos concluíram o Ensino Fundamental na modalidade EJA

O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Paulo Emílio Vanzolini realizou a cerimônia de formatura com a participação de 210 estudantes da unidade de várias idades, que concluíram o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O momento foi marcado por muita emoção e alegria.

A formanda Jaqueline Leon, de 54 anos, contou que foi uma amiga que a motivou a voltar aos estudos e, apesar do receio por conta da idade, se sentiu muito acolhida pelos profissionais e pelos colegas de turma. O período que estudou no CIEJA ajudou a desenvolver novos sonhos. Agora ela quer começar uma carreira na Assistência Social.

Já a formanda Rita de Paula, de 60 anos, cultiva o sonho de ingressar em uma universidade no curso de Gastronomia para abrir o próprio empreendimento. Para ela, as experiências na unidade foram fundamentais para novas oportunidades em sua vida. “Foram tantas coisas novas que eu não conhecia e não tinha entendimento. Não porque eu não aceito, eu tive dificuldade pela criação que eu tive. Aqui a minha mente abriu e expandiu”, enfatizou.

A professora de Língua Portuguesa, Alessandra Gomes, ressaltou que a turma foi muito participativa ao longo das atividades. Ela destaca que estão saindo preparados para continuar os estudos e com diversos aprendizados, principalmente o empoderamento e autoestima. “É essa questão de acreditar que eles podem. A gente sempre busca trazer o melhor de cada um. Eles não são uma página em branco. Tem uma vida e muito a ensinar”, disse.

Para estimular o protagonismo estudantil, a unidade desenvolve diversos projetos como saraus, rodas de conversa, palestras, eventos, apresentações e muito mais. Neste ano os alunos também participaram de saídas pedagógicas, entre elas um tour na liberdade para contar a história da ocupação negra no bairro. “A gente fala que os espaços da cidade são deles e eles precisam se apropriar. Isso é criar hábitos”, finalizou a professora.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn