Notícia na íntegra
CET altera velocidade máxima para 40 km/h na região central
Começou a funcionar nesta segunda-feira nas ruas do centro histórico da cidade o projeto da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) “Área 40”, que tem o intuito de restringir a velocidade máxima de automóveis e ônibus a 40 km/h. A medida busca melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área.
As primeiras vias a receber a alteração se restringem a chamada "rótula central", delimitada pelas Avenidas Mercúrio, Ipiranga, São Luís, Rangel Pestana e pelos Viadutos Nove de Julho, Jacareí e Dona Paulina. A CET também está reduzindo a velocidade das vias que compõem a faixa exclusiva da Rótula do Centro, cuja velocidade no eixo foi padronizada em 50 km/h.
A região interna à Rótula Central concentra grande volume de pedestres, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação a tais usuários, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo.
Apesar da redução no número de mortes de pedestres alcançada em 2012 de cerca de 19% (de 617 em 2011 para 540 em 2012), as ações em defesa da vida precisam e vão ser intensificadas em busca de números cada vez menores.
Rótula Central
A Rótula Central representa o anel viário que circunda o centro velho da cidade, com área interna de cerca de 1,6 km² e extensão aproximada de 5,0 km na junção das seguintes vias: Avenida Mercúrio, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Doutor João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Praça Clóvis Beviláqua, Avenida Rangel Pestana, Viaduto 25 de Março, e, fechando o círculo, Viaduto Mercúrio.
Para implantação da Área de Velocidade Reduzida da Rótula Central serão utilizadas 136 placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência, além de 217 m² de sinalização horizontal em vias afetadas pela mudança.
Recomendações ao público
- Respeite a sinalização;
- Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
- Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
- Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
- Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
- Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
- Procure conhecer previamente as vias de acesso e locais para estacionamento;
- Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk