Notícia na íntegra

Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2014 | Horário: 15:17
Compartilhe:

CET moderniza central de monitoramento viário com sistema digital

A Central de Operações e Monitoramento Viário da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), localizada em Pinheiros, na zona oeste, foi modernizada nos últimos meses e passou a ser digital, possibilitando a exibição de imagens em tempo real e de melhor definição. No local, o trânsito das Marginais Pinheiros e Tietê e das Avenidas dos Bandeirantes, Professor Francisco Morato e Morumbi é monitorado por 47 câmeras de Circuito Fechado de Televisão. Na cidade, cerca de 400 câmeras são utilizadas para esta finalidade.

Antes da modernização, as centrais operavam com câmeras analógicas, cujas imagens eram transmitidas via satélite. Estas foram substituídas por câmera equipadas com fibra ótica e o sistema de monitoramento passou a ser feito via vídeo wall, que consiste na disposição de diversos monitores lado a lado, com telas em mosaico, divididas em diversos frames. O novo servidor tem ainda capacidade de armazenamento de imagens por até 30 dias.

Com a nova tecnologia, busca-se maior eficiência do sistema de monitoramento. A partir desta vigilância remota, equipes de campo são acionadas para o atendimento de serviços e ocorrências diversas, tais como manutenção semafórico, remoção de veículos quebrados ou envolvidos em acidentes ou até mesmo quaisquer interferências viárias. As câmeras também auxiliam na identificação da quantidade de veículos e lentidão das vias.

O secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto visitou a Central de Operações e Monitoramento Viário nesta sexta-feira (5), assim como uma central do Departamento de Controle Semafórico, de onde é possível saber o status de funcionamento dos mais de 6.000 semáforos distribuídos por toda a cidade. Na ocasião, Tatto falou da revitalização semafórica, iniciada em 2013.

"Nós estamos terminando a reforma de 4.800 cruzamentos semafóricos da cidade de São Paulo. Isso significa que melhorou bastante o funcionamento do semáforo na cidade. Tanto é que o volume de chuvas que nós tivemos recentemente, em anos anteriores, tínhamos cerca de 300 semáforos quebrados, não funcionando. Hoje [este número] não chega a 60. É uma diferença grande, fruto de um trabalho bastante intenso, com nossas equipes fazendo um levantamento, uma espécie de 'DNA' dos cruzamentos semafóricos", afirmou.

De acordo com o secretário, dos 4.350 semáforos revitalizados até o início de novembro, 522 estão equipados com sistema GPRS, que permite a comunicação em tempo real, pelo próprio equipamento, das falhas em seu funcionamento, sem necessidade do acionamento por agentes, cidadãos ou imprensa. Segundo Tatto, cerca de 2.800 cruzamentos semafóricos, os mais importantes e de maior fluxo de veículos, serão equipados com GPRS em 2015.

Tatto adiantou ainda que em uma terceira fase do projeto de revitalização está prevista com a adoção de semáforos inteligentes. "Depois de tudo isso feito, do controle centralizado, da revitalização e da manutenção feita de forma rápida, teremos os semáforos inteligentes, que é a programação deles na medida do volume de veículos em um cruzamento. Isto é mais sofisticado e pode aumentar a velocidade dos veículos em até 20%", afirmou. A adoção destes equipamentos em larga escala, entretanto, só deve ocorrer entre 2015 e 2016.


Leia mais:
Prefeitura conclui 90% do Plano de Recuperação Semafórica visando às chuvas



Imagens para download:
Crédito: Fábio Arantes / Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn