Notícia na íntegra

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2015 | Horário: 18:07
Compartilhe:

Chuva com queda de granizo causa transbordamento do córrego Ipiranga

A cidade de São Paulo registrou fortes chuvas com quedas de granizo na tarde desta quarta-feira (14), causando o transbordamento do córrego Ipiranga, no cruzamento da avenida Tereza Cristina com a rua Tabor. Por conta disso, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de alerta na subprefeitura do Ipiranga às 19h27. A situação só foi normalizada 20h05 e as águas do local já baixaram.



Além da intensidade das chuvas, o transbordamento também tem relação com o rio Tamanduateí, onde desagua o córrego Ipiranga. No local, o CGE mediu 58,8 milímetros de chuvas e, com o Tamanduateí cheio, a tendência são as águas voltarem para o Ipiranga.

De acordo com a subprefeitura da região, não houve vítimas ou grandes danos. Equipes de limpeza da Subprefeitura do Ipiranga já foram acionadas e por volta das 21h, iniciam o serviço no local.

Na região, estão previstas obras de canalização de córrego com a construção de um reservatório, ampliação e adequação hidráulica da Lagoa Aliperti, ampliação do canal do Ipiranga desde o viaduto Aliomar Baleeiro até a avenida Bosque da Saúde. Também estão dentro do pacote a construção de canal extravasor desde a Lagoa Aliperti até o reservatório junto às alças do viário do Viaduto Aliomar Baleeiro. O investimento é de R$ 200 milhões.

Alagamentos


Durante todo o dia até as 20h, foram registrados 15 pontos de alagamentos na cidade, sendo sete transitáveis e oito intransitáveis. No mesmo horário, oito acúmulos de água seguiam ativos, sendo quatro transitáveis e quatro intransitáveis, sendo um na avenida do Estado, na região da Sé, um na Queiroz Filho, em Pinheiros, além de dois na região do Ipiranga, na Tereza Cristina e Abrahão de Morais.


Foram registradas quedas de granizo em diferentes pontos da capital nesta quarta (14), como na Mooca às 18h38, no viaduto Capitão Pacheco Chaves às 18h40, Saúde às 18h50, Jaguaré às 19h10 e Bela Cintra às 19h10. No Ipiranga, foram registradas quedas de granizo às 19h14.



Por conta da chuva, o CGE decretou estado de atenção para alagamentos às 18h23 para as regiões leste, sudeste, marginal Tietê e centro. Nas zonas oeste e marginal Pinheiros, o estado foi decretado às 19h05 e na zona norte às 19h27. Toda a capital retornou ao estado de observação às 20h05.

Árvores e semáforos


Nesta quarta-feira (14) foram registradas rajadas de vento de cerca de 40 km/h no aeroporto de Guarulhos e 37 km/h na Estação Mirante de Santana. De acordo com o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), foram registradas 54 quedas de árvores até as 20 horas.

Com as chuvas que atingiram a cidade, cerca de 1,5% dos mais de 6.000 semáforos apresentaram algum tipo de falha até as 20 horas. Desse total, 1,3% estavam em manutenção e 0,2% se referem à falta de energia. Segundo a CET, todas as equipes de manutenção estão nas ruas para fazer a manutenção nos cruzamentos. Nos locais de maior fluxo, o monitoramento é realizado manualmente por agentes.

O índice de falha ficou acima de 1% da rede semafórica, padrão adotado pela Prefeitura de São Paulo como meta geral de funcionamento, baseado em critérios técnicos da CET e seguindo, por exemplo, o padrão da cidade de Londres.

O índice de 1% vale para agosto de 2015, data de conclusão da maior reforma da rede semafórica já realizada em São Paulo. Atualmente, em dias chuvosos, esse índice pode chegar a 2%, porém a situação difere drasticamente do passado recente, pré-reforma, quando temporais fortes ocasionavam a quebra simultânea de até 400 semáforos, com longo prazo de conserto. Hoje, a recuperação é feita em horas, com exceção para falta de energia de duração que ultrapassa a capacidade dos nobreaks.

Previsão do tempo


A quinta-feira (15) será uma repetição dos últimos dias. Sol entre nuvens desde as primeiras horas da manhã, com temperatura máxima prevista de 34ºC nas horas mais quentes do dia. As taxas de umidade oscilam entre 42% e 85%. As chuvas acontecem entre a tarde e a noite, de forma isolada e com forte intensidade sobre a região da Capital paulista e cidades vizinhas da Grande São Paulo, com potencial para a formação de alagamentos, rajadas de vento e eventualmente queda de granizo.

Na sexta-feira (16), as condições atmosféricas não mudam. O dia amanhece com termômetros na casa dos 21ºC e durante a tarde a temperatura chega aos 33ºC. As taxas de umidade relativa do ar permanecem elevadas e oscilam entre 42% e 85%. O sol forte associado com a chegada da brisa marítima no fim da tarde provoca a formação de nuvens carregadas, com potencial para a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com intensidade forte. Não se descarta a probabilidade de fortes rajadas de vento e queda de granizo de forma pontual.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn