Notícia na íntegra

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020 | Horário: 16:02
Compartilhe:

Chuva: estado de atenção para alagamentos às 15h15

Encontram-se nesta classificação as zonas Norte, Leste e a Marginal Tietê

O Centro de Gerenciamento de Emergencias (CGE) da Prefeitura informa estado de atenção para alagamentos às 15h15 mas zonas Norte, Leste e Marginais Tietê.

Acompanhe o monitoramento das condições meteorológicas da cidade de Sâo Paulo no site do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)

Áreas de instabilidade formadas pelo calor e a brisa marítima, que se formaram na região da Serra da Cantareira, já atuam com forte intensidade na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura mostram precipitação forte com lento deslocamento na Zona Norte, nas subprefeituras de Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Guilherme. Também começa a chover forte na Zona Leste na subprefeitura da Penha.

Essas chuvas se deslocam de Oeste/Noroeste para Leste/Sudeste e devem atingir outros bairros da capital paulista, com potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. 

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

- Evite transitar em ruas alagadas

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Tendência para os próximos dias:

As recentes simulações numéricas de previsão do tempo seguem indicando que a semana será marcada por muita chuva sobre o estado paulista, Região Metropolitana e capital. As temperaturas estarão acima da média durante as tardes que, associadas à infiltração da brisa marítima, mantêm elevados os índices pluviométricos.

Na quinta-feira (17), o quadro sinótico não sofre alteração. Temperatura mínima em torno dos 20°C e sol entre nuvens entre a parte da manhã e o começo da tarde. Mais uma vez as precipitações mais intensas devem ser registradas entre o fim da tarde e a noite, com risco para a formação de alagamentos e transbordamento de córregos. O solo encharcado eleva o potencial para deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco. A máxima prevista é de 29°C.

A sexta-feira (18) terá sol entre muitas nuvens e calor. Entre o meio da tarde e a noite, a combinação de tempo abafado e grande disponibilidade de umidade gera áreas de instabilidade, que provocam pancadas de chuva com forte intensidade. Há potencial para rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. Mínima de 20°C e máxima de 30°C.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn