Notícia na íntegra

Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016 | Horário: 16:05
Compartilhe:

Chuva que atingiu cidade na tarde de ontem foi a mais volumosa desde setembro de 2015

Atualizada às 13h42


A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta segunda-feira (15/02) fez com que o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) decretasse estado de atenção para alagamento em toda a cidade por volta das 14 horas. A cidade retornou ao estado de observação às 19h20. A região de São Mateus foi a mais atingida e recebeu 85 milímetros (mm) de chuvas em poucas horas, volume 42% maior do que a média registrada em toda a cidade nesta tarde. Às 18h30, a cidade não registrava pontos intransitáveis, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). 

A região de São Mateus foi colocada em estado de alerta após o transbordamento do córrego Caboré, na altura das ruas Sentimental Demais e Soprando ao Vento, que atingiu 80 casas. A subprefeitura local mobilizou equipes de atendimento a essas famílias e a outras 12 do bairro Jd. da Conquista, na mesma região. 



Também foi registrado um escorregamento de terra em Parelheiros, na rua Forte Trindade. Segundo informações da Defesa Civil, equipes estão no local para atender moradores de cinco casas que foram atingidas. Não há vítimas.

A região da subprefeitura de Capela do Socorro entrou em estado de alerta às 15h05, com o transbordamento do Córrego Castro Alves, na altura da rua Manoel Guilherme dos Reis. Já a Subprefeitura de Ipiranga teve estado de alerta decretado por causa do extravasamento de dois córregos: Ipiranga, perto da Praça Leonor Kaupa e da Avenida Teresa Cristina, e o córrego Moinho Velho, na rua Dois de Julho. As duas regiões voltaram ao normal às 16h45. Em Itaquera foi registrado o transbordamento do córrego Rio Verde, em Itaquera, na rua Cunha Porá, e também voltou ao normal no fim da tarde.

Em Santo Amaro, as equipes da Subprefeitura trabalham para auxiliar cerca de 70 famílias da comunidade Cruz de Malta que foram atingidas pelo alagamento do Córrego Pinheirinho. 

Segundo a CGE, as regiões da zona leste, sul e oeste tiveram alto volume pluviométrico nesta segunda-feira, com 54,3 mm, 68,8 mm e 53,3 mm, respectivamente, em pouco tempo. O índice de toda a cidade foi abaixo do que o dessas regiões, com 48,6mm. A região da zona norte foi a menos atingida, com 19,1mm. Já no centro foi registrado um volume de 38,0 mm. 


Alagamentos
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 16 pontos de alagamentos intransitáveis, nos locais abaixo. As vias já estão liberadas. 


Rua Tomazzo Ferrara X Avenida Itaquera
Rua Cunha Porã, 25
Avenida Rangel Pestana X Rua Hipódromo
Rua Itagimirim X Rua Padre Viegas de Menezes
Rua Padre Viegas de Menezes X Avenida Campanella
Rua Dois de Julho X Avenida Juntas Provisórias
Avenida Alcântara Machado X Rua Silvia Jardim
Avenida das Nações Unidas X Ponte Eusébio Matoso
Avenida Dr. Ricardo Jafet X Viaduto Saioa
Avenida Vinte e Três de Maio X Viaduto General Euclides Figueiredo
Avenida Vitor Manzini X Rua Elias Antonio Zogbi
Avenida dos Bandeirantes (Moema) X Avenida Santo Amaro
Avenida Rubem Berta X Avenida José Maria Whitaker
Praça Leonor Kaupa
Avenida Professor Abraão de Moraes X Rua Francisco Tapajós
Avenida Interlagos X Rua Engenheiro Dagoberto Salles Filho 



Semáforos
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apenas 0,428% dos semáforos da cidade estavam em manutenção e 0,048% estavam com falta de energia até às 17h40. O pico ocorreu à 01h da manhã de hoje, com 65 semafóros apresentando problemas. A situação já está sendo normalizada. Atualmente a cidade possui 6.318 cruzamentos semaforizados. A situação na rede semafórica pode ser acompanhada em tempo real no site da CET.

Rajadas de ventos: 
Campo de Marte, Zona Norte: Às 13h17 - 33,3km/h
Congonhas, Zona Sul: Às 13h49 - 63,3 km/h


Leia mais: 
Três grandes obras de drenagem serão entregues em 2016
Mais de cem bueiros da cidade ganharão sensores que emitem alerta
Prefeitura conversa com Ministério Público para viabilizar piscinão na Vila Madalena
Prefeitura apresenta ações da Operação Chuvas de Verão 2015/2016

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn