Notícia na íntegra

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2015 | Horário: 20:37
Compartilhe:

Chuvas causam transbordamento do Córrego do Ipiranga, na zona sul

As chuvas que atingiram a cidade na noite desta quarta-feira (28) provocaram o transbordamento do Córrego do Ipiranga na altura da Rua General Chagas Santos, na Vila Mariana, zona sul. As águas transbordaram às 21h35, quando o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de alerta na Subprefeitura do Ipiranga.



Segundo a Subprefeitura da Vila Mariana, as águas baixaram por volta das 22h, a limpeza do local foi feita imediatamente e a pista foi liberada. Nenhum imóvel foi atingido e não houve vítimas.



Na região, estão previstas obras de canalização de córrego com a construção de um reservatório, ampliação e adequação hidráulica da Lagoa Aliperti, ampliação do canal do Ipiranga desde o viaduto Aliomar Baleeiro até a avenida Bosque da Saúde. Também estão dentro do pacote a construção de canal extravasor desde a Lagoa Aliperti até o reservatório junto às alças do viário do Viaduto Aliomar Baleeiro.



Por conta da chuva, a zona sul e a marginal Pinheiros entraram em estado de atenção para alagamentos às 20h37 e a zona sudeste, às 20h50. Com o deslocamento das chuvas, a zona leste entrou em atenção às 22h10, e as demais regiões voltaram ao estado de observação. Toda a cidade voltou à observação às 23h34.



Até as 23h, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 12 pontos de alagamentos, sendo dez intransitáveis e dois transitáveis. Seis deles continuavam ativos até as 23h, sendo dois na zona leste e quatro na zona sul.



Semáforos


Com as chuvas que atingiram a cidade nesta terça-feira (27), 1,185% dos semáforos apresentaram algum tipo de falha até as 23h30. Desse total, 1,169% estavam em manutenção e 0,016% se referem à falta de energia. O índice de falha ficou acima de 1% da rede semafórica, padrão adotado pela Prefeitura de São Paulo como meta geral de funcionamento, baseado em critérios técnicos da CET e seguindo, por exemplo, o padrão da cidade de Londres.



A meta de 1% vale para agosto de 2015, data de conclusão da maior reforma da rede semafórica já realizada em São Paulo. Atualmente, em dias chuvosos, esse índice pode chegar a 2%, porém a situação difere drasticamente do passado recente, pré-reforma, quando temporais fortes ocasionavam a quebra simultânea de até 400 semáforos, com longo prazo de conserto. Hoje, a recuperação é feita em horas, com exceção para falta de energia de duração que ultrapassa a capacidade dos nobreaks.



Previsão


A quarta-feira (28) terá sol pela manhã e pancadas de chuva entre o fim da tarde e a noite. As precipitações terão de moderada a forte intensidade e potencial para formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 19ºC e 32ºC.



Na quinta-feira (29), o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã e a sensação será de tempo abafado. A partir da tarde, o calor e a aproximação de uma frente fria geram nuvens carregadas que provocam chuva em forma de pancadas isoladas, mas que podem ter forte intensidade. As temperaturas permanecem estáveis, com mínima de 20ºC e máxima de 32ºC.



As simulações mais recentes apontam a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista na sexta-feira (30). Este sistema deverá organizar áreas de instabilidade em toda a faixa leste do estado. Desta forma, espera-se um dia com maior quantidade de nuvens e chuva generalizada e volumosa, principalmente entre a tarde e a noite. As temperaturas apresentam ligeiro declínio.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn